TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Moodys

Por:   •  25/7/2015  •  Artigo  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Artigo Moody´s corta Andrade e salva Odebrecht

Ariane Pires de Moura Eça

Trabalho da disciplina Gestão de Riscos Financeiros,

Tutor: Prof. Bruno Monsanto

Rio de Janeiro

2015

Artigo Moody´s corta Andrade e salva Odebrecht :

Gestão de Riscos Financeiros

Artigo Moody´s

Com o escândalo do envolvimento das empresas Andrade Gutierrez e Odebrecht na Operação Lava Jato, uma operação de lavagem e desvio de dinheiro que envolve a Petrobrás, grandes empreiteiras e partidas políticos. A agência de rating Moody’s cortou a nota de crédito da Construtora Andrade Gutierrez e de sua divida com garantia, com a Construtora Norberto Odebrecht reafirmou a nota de crédito, mas com perspectiva negativa.

A agência de rating Moody’s é uma das agências que avaliam a situação de riscos das empresas através de notas, isto é, avaliam o grau de fiabilidade de entes e ativos negociáveis, justamente para que os investidores e agentes de mercado pudessem ter maior informação sobre os riscos envolvidos em um negócio e probabilidades de cumprimento de pagamentos.

Essas construtoras tiveram aumento de riscos por estarem envolvidas na investigação Operação Lava Jato como: redução da liquidez para fazer frente às dívidas ou redução significativa no seu portfólio de projetos e enfraquecendo seu perfil de negócios. Com isso, essas empresas ficam com prejuízo de reputação, enfraquecimento da confiança do investidor reduzindo o acesso ao mercado de capitais públicos, privados e bancos de investimentos. Com isso as dívidas dessas construtoras estão trocando de investidores, saindo de portfólios de investidores que só compram títulos com grau de investimento e entrando na carteira de investidores que só lidam com empresas distressed.

As agências de notação de risco, também chamadas de agências de classificação de risco ou, simplesmente, agências de rating, são empresas privadas e independentes, especializadas na prestação de serviços profissionais de avaliação de crédito de entes emitentes de instrumentos de dívida, tais como empresas de qualquer ramo, inclusive instituições financeiras. As avaliações realizadas pelas agências são, geralmente, feitas mediante solicitação e pagamento por parte dos entes e emissores de títulos que desejam se mostrar ao mercado financeiro, atrair investimentos e captar recursos. Para proceder às avaliações, as agências costumam contar com equipes técnicas especializadas, que analisam as informações disponíveis publicamente e as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com