TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Precificação de Ativos

Por:   •  9/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

 

Curso: Ciências Econômicas – 7º Período.

Disciplina: Análise de Investimentos.            

Docente: Profa. Dra. Adriana Pereira de Sousa.

Discente: Dayanna Gonçalves Rodrigues de Oliveira.

Atividades sobre Precificação de Ativos 

  1. O que significa CAPM? Qual a importância dessa sigla na tomada de decissões  de investimentos? 

Capital Asset Pricing Model ou Modelo de Precificação de Ativos de Capital é um método que analisa a relação entre o risco e o retorno que é esperado de um investimento, ou seja a  taxa mínima exigida para investir naquele ativo considerando seu risco e retorno.

  1. Quais são as principais hipóteses do modelo CAPM? 
  • Eficiência informativa do mercado.
  • Investidores avessos ao risco.
  • Ausência de impostos e restrições orçamentárias.
  • Investidores com expectativas idênticas.
  • Existência de uma taxa de juros livre de risco.

3.Explique o que significa a inclinação e a posição das curvas de indiferença do gráfico a baixo. 

[pic 2]

As curvas de indiferença representam as preferências de um investidor diante de alterações que venham a ocorrer na relação risco e retorno.

O investidor R é mais averso ao risco do que o investidor S, pois a curva de indiferença é mais acentuada tem mais possibilidades de combinações de carteira. A curva de indiferença que representa maior satisfação é a R1, devido ao seu maior retorno e menor risco.

O investidor S apresenta menor aversão ao risco em relação a R, pois exige menor retorno esperado para todo o risco adicional assumido, ou seja, aceita correr um risco maior por um retorno menor. A curva de indiferença que representa a maior satisfação para esse investidor é a a curva S1.

  1. Explique o que o gráfico abaixo está representando na análise de investimentos?

[pic 3] 

Representa o conjunto de oportunidades de investimento. Na curva R1 apresenta um risco menor e um retorno maior. O ponto P tangência a curva de indiferença R3 representando que nesse ponto é interesante investir, pois apresenta menor risco com maior retorno dentro das possibilidades de investimento. O segmento AB apresenta o maior retorno esperado para um mesmo nivel de risco ou menor risco para um mesmo retorno esperado.

  1. Explique, com suas palavras o que representa a Reta do Mercado de Capitais. 

Uma carteira formada de ativos que possuem níveis de risco combinadas com ativos livres de risco, a soma esses ativos representa o conjunto de oportunidades de investimento que assume a forma de uma linha reta, essa reta mostra a regressão das possibilidades das carteiras que podem ser adiquiridas.

  1. Em geral, quais ativos podem ser considerados livre de risco? 

Um ativo livre de risco é aquele  que apresenta risco zero, ou o menor risco possível. Sobre ele, recai a taxa livre de risco, a taxa mínima de rentabilidade que um investidor aceita para colocar seu dinheiro em uma aplicação sem risco.

O exemplo Ativo Livre de Risco são os títulos do tesouro, tesouro direto, poupança, os títulos públicos federais indexados a taxa básica de juros.

  1. O que significa o coeficiente BETA no modelo CAPM? 

O coeficiente BETA é identificado com o parâmetro angular na reta de regressão linear, indica a sensibilidade do ativo diante das variações do mercado. Exprime o risco sistemático de um ativo, revelando como o retorno em excesso de uma ação se move em relação ao retorno em excesso do mercado todo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (62.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com