TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Previsões marxistas no regime capitalista

Por:   •  28/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

Previsões marxistas no regime capitalista

Taciane Barbosa Silva Reis

        “4 ideias de Karl Marx que seguem vivas apesar do fracasso da URSS e do comunismo” (07/11/2017, 5 páginas)” reportagem de Max Seitz da BBC Mundo em comemoração ao centenário da Revolução Russa de 1917, celebrado no dia 7 de novembro, que teve como principal ideólogo o filósofo alemão Karl Marx, traz uma série de ideias marxistas presentes no sistema capitalista apesar do fracasso do comunismo e da antiga União das Repúblicas Soviéticas (URSS) marcando a influência do pensamento de Karl Marx, que viveu no século XIX, na conjuntura do sistema capitalista.

        A reportagem inicia-se com a importância dos dois principais trabalhos de Marx, “O Manifesto Comunista (1848)” escrito junto com Friedrich Engels, e “O Capital (1867”). Esses trabalhos exerceram uma influência notável na política e economia de diversos países como, por exemplo, o surgimento da União das Repúblicas Soviéticas (URSS) após a Revolução Russa em 1917. Porém, os ideais comunistas não se materializaram e caíram assim como a URSS no século XX. Desde então, o capitalismo expandiu fortaleceu-se, e vigora na maior parte do mundo, pondo em xeque as ideias de Karl Marx.

        Entretanto, algumas das ideias de Marx materializaram-se e fazem-se presente no capitalismo. Dentre elas, pode-se citar o ativismo político, a recorrência das crises econômicas, ganhos desmedidos (disparidades salariais), monopólios, a globalização e suas consequências nas disparidades sócio- econômicas.

        A luta de classes antagônicas previstas por Marx, em um mundo de grande desigualdade e opressão marcado pelas disparidades socioeconômicas, foi determinante no século XX para a ocorrência das Revoluções Russa, Cubana e Chinesa em que trabalhadores (proletariado) tomaram a propriedade e meios de produção da elite dominante.  Esse conceito do ativismo político é presente nas lutas sindicais, movimentos pró reforma agrária que buscam reduzir a opressão e desigualdade dos privilégios impostos pela sociedade capitalista.

        Outra ideia de Marx são as recorrentes crises econômicas, que o capitalismo estava sujeito, inerentes ao sistema. Essa previsão concretizou-se com a Grande Depressão em 1929 e a Crise Financeira do Capitalismo em 2007/2008. Isso fez que o pensamento de Marx nesse aspecto fosse levado em consideração pelos especialistas mediante a avaliação das variações econômico-financeiras de modo a prevenir a ocorrência de novas crises ou diminuir seu impacto.

        O conceito da Mais Valia de Marx em que os donos dos meios de produção (empresários/ empregadores) maximizam seus lucros à custa do proletariado (trabalhadores) levaria a concentração de renda, logo as desigualdades econômico-sociais, além da depreciação do trabalhador e desemprego. Esse conceito é presente e segundo especialistas é o principal ponto fraco do capitalismo. Essa concentração, acumulação de renda, recursos nas mãos de uma minoria resulta também na formação de monopólios que foram previstos por Marx. A disparidade salarial entre executivos e trabalhadores é uma das principais causas para elevação das desigualdades e pobreza mundial.

        Marx falhou ao prever a queda do capitalismo, já que após o fim da URSS, esse regime expandiu mundialmente e fortaleceu-se nos países em que foi instaurado, mas Marx previu que a globalização proporcionada pelo capitalismo seria fonte de instabilidades no sistema com ocorrências de crises financeiras e elevação das desigualdades econômico-sociais como a concentração de renda e formação de monopólios que são visualizadas na conjuntura internacional do capitalismo.

        Logo, apesar do fracasso do regime comunista proposto por Marx, dois séculos depois suas ideias são presentes na conjuntura capitalista e descrevem em parte as consequências desse sistema.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (96.8 Kb)   docx (297.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com