TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagógicas capitalista e marxista

Seminário: Pedagógicas capitalista e marxista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Seminário  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 3

Quais são os conteúdos das propostas pedagógicas capitalista e marxista? A marxista originária de Karl Marx no século XX, tendo origem no âmbito do capitalismo, O filósofo faz críticas ao sistema de produção capitalista-industrial e a alienação dos trabalhadores perante essa estrutura social.Marx enfatiza à dialética das relações entre os indivíduos e suas interações entre si e a sociedade, entre a realidade e a compreensão pela ciência e principalmente o sujeito histórico e a luta de classes (Opressos X Proletariado).Os princípios dessa corrente, que visam explicar o processo de desenvolvimento social, resumem-se nas seguintes expressões: materialismo histórico (apresentam o real da sociedade) e materialismo dialético (refere-se ao método de abordagem da realidade, sob uma compreensão da prática social empírica dos indivíduos em sociedade).Entretanto, as tentativas de superar a dicotomia entre as estruturas objetivas e as relações intersubjetivas, não obtiveram êxito, por exemplo, no setor da saúde. Pois, é preciso dar atenção à cultura (que expressa à totalidade fundamental do ser humano) como influente e determinante de um grupo ou classe.

2) Quais características estariam presentes nos indivíduos formados por cada uma dessas propostas? É um sistema de produção de mercadorias e riquezas, em que os capitalistas, detentores dos meios de produção, incorporam lucro explorando o trabalho dos proletarios, desprovidos dos meios de produção.

O sistema capitalista tem como características: a proriedade privada dos meios de produção, a apropriação da mais-valia, a acumulo de capital.Clara está que existem outros aspectos de igual relevância, mas concentrar-me-ei nestes três a princípio.

* A Propriedade Privada dos Meios de Produção - é exatamente a separação do trabalhador de seus meios de produção, o trabalhador que antes acompanhara todo o processo de produção e era possuidor de todas as ferramentas de seu trabalho, agora está divorciado de seu próprios instrumentos, restando apenas, a venda de sua única mercadoria, o trabalho ao capital.

De um modo geral, vocês tocaram no ponto central da discussão, que era identificar as características das propostas pedagógicas capitalista e marxista. O principal a fazer era destacar que, na maioria das vezes, os modelos educacionais são pensados segundo as necessidades de um Estado, ou seja, o Estado faz uso da Educação para formar o cidadão ideal para o seu modelo de sociedade e para as suas necessidades.

Sendo assim, quando pensamos em Educação do ponto de vista capitalista ou marxista, estamos pensando em modelos bem específicos de perspectivas educacionais. De um lado, temos o capitalismo, modelo político-econômico que suprime as individualidades e produz o "homem-massa". Essa massificação, ou coisificação do homem, se reflete em várias dimensões da vida e da cultura Ocidental, e também a Educação sofre mudanças: passa a ser vista como um veículo de transmissão e sustentação dos novos valores culturais e de dados técnicos capazes de preparar o homem para um mundo industrializado.

De outro lado, a concepção marxista de Educação nasceu justamente como reação a essa nova proposta de formar um "homem-massa", ou seja, ela se preocupa com a formação integral do homem e tenta resgatá-lo da alienação promovida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com