TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questões Mercantilistas

Por:   •  15/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 4

1. Explique o que é ideologia e qual o seu papel na sustentação das demais estruturas de uma sociedade.

Resposta: Ideologia refere-se às ideia e crenças que tendem a justificar moralmente as relações sociais e econômicas que caracterizam uma sociedade, fazendo com que os membros acreditem na validade moral da forma que a sociedade é estruturada.

2. Explique os principais fundamentos da “Ética Paternalista Cristã” e mostre porque essa ideologia se tornou um entrave ao desenvolvimento das forças capitalistas.

Resposta: A ética paternalista cristã foi a ideologia que refletiu e legitimou o status quo feudal. Segundo esta, os homens que ocupam posição de poder e detém a riqueza (Senhor feudal) assemelham-se ao pai ou protetor da família. Tinham obrigações paternalistas para com os homens comuns (servos), que seriam os filhos, que se esperava que aceitasse seu lugar na sociedade e se submetesse de bom grado, à liderança dos ricos e poderosos, da mesma maneira que um filho aceita a autoridade do pai.

PROFESSOR: é a ideologia do período feudal, agricultura, baixa produtividade, a maioria é composta de servos (trabalhadores), feudos são autônomos, população criam vínculos de comunidade.

A comunidade se uniu para produzir e repartir produtos, o mundo não está ai por acaso, foi criado e estruturado por um ser superior (bom e justo) que estabelece uma hierarquia, cabe a cada um aceitar seu papel na sociedade e fazer o bem, o certo.

Condena a riqueza, individualismo, pagamento de juros, taxas comerciais.

3. “O conflito intelectual entre os dois pontos de vista fundamentalmente diferentes, refletidos nas obras mercantilistas, só se resolveu quando a filosofia e a economia liberal clássica extirparam os últimos vestígios da ética paternalista cristã medieval” Explique esse conflito latente no pensamento mercantilista.

Resposta: A ética paternalista cristã condenava severamente o desejo de acumulação de riqueza que havia de se tornar força propulsora do sistema capitalista. Foi necessário, portanto, elaborar uma nova concepção ideológica que justificasse moralmente o individualismo e a ganância, ou seja, uma nova forma de justificação moral para o sistema capitalista de mercado, que foram o protestantismo e a ética individualista. Nas obras mercantis, percebe-se a influência das noções individualistas, que insistiram na necessidade de conceder maior liberdade para os capitalistas e de reduzir a intervenção governamental.

PROFESSOR: Período de transição, a economia é o motor da história, as transformações econômicas vão acarretar mudanças na estrutura feudal.

Excedente comercializável, ótima posição geográfica com variedades d produtos e recursos, rios navegáveis, acabou levando maior concentração do comercio.

Surge uma nova classe, a burguesia comercial, o dinheiro começa a representar poder, contratar soldados, etc.

4. Comente a seguinte declaração: O mercantilismo é tanto um conjunto de políticas praticadas como uma doutrina econômica verdadeiramente unificada definida pelos principais acadêmicos?

Resposta: O mercantilismo é o nome dado a um conjunto de práticas econômicas e politicas desenvolvidas na Europa da Idade Média. Apesar da maioria dos autores da época serem, atualmente, chamados de “mercantilistas”, eles não se consideravam participantes de uma única ideologia econômica. Aparentemente, os escritos dos mercantilistas foram escritas mais para justificar a “posteriori”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com