TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As artes em economia

Por:   •  2/2/2017  •  Ensaio  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

O campo artístico tambem fez parte do contexo das guerras. Muitas foram as expressões que a população usou como forma de manifesto contra o período de guerra, e fizeram destas manifestações algo presente no mundo atual, sofrendo inovações a cada dia

Segundo Hobsbawm, o Dadaísmo e o construtivismo foram movimentos que transformaram o mundo pós guerra. Dadaísmo sendo inaugurado em Zurique em 1916, conhecido por ser irreverente, crítico e irônico quando aos acontecimentos políticos do mundo.

O dadaísmo tomou forma no meio de um grupo misto de exilados em Zurique (onde outro grupo de exilados , sob Lenin, aguardava a revolução), em 1916, como um angustiado mas irônico protesto niilista contra a guerra mundial e a sociedae que a incubara, inclusive contra sua arte. Como rejeitava toda arte, não tinha características formais, embora tomasse emprestados alguns truques das vanguardas cubistas e futuristas pré-1914, entre eles a colagem, ou montage de pedaços de imagens, inclusive de fotos. Basicamente, qualquer coisa que pudesse causar apoplexia, entre os amantes de arte burguesa convencional era dadaísmo aceitável. O escândalo era seu princípio de coersão. (HOBSBAWM, 1995, p.179)

Para o autor, o construtivismo surgiu para revolucionar a arquitetura de forma grandiosa. Monumentos foram erguidos também como forma de arte e revolução. Não possuem conteúdo específico que se possa realmente entender, apenas uma forma de manifestação para que a forma artística possa ser compreendida.

Hobsbawm explica que a dança também contribuiu durante esse período. O balé ganhou força quando o empresário russo Sergei Diaghilev transformou-o um grande veículo de movimento artístico, esta divulgada por todo o mundo ocidental, mas manifestada de forma diferente em cada região.

De acordo com Erick, uma arte de vanguarda também manifestou-se fortemente como forma de protesto. Com suas raízes negras, o Jazz tornou-se a arte mais popular do mundo, rapidamente aceita por todos os vanguardistas, mas alheias a intelectuais, já que fora criado após a libertação de escravos, e estes, certamente não possuiam alto grau de intelectualidade, e estas pequena parcela da população era a que usurfruia dessa arte verdadeiramente.

A paixão autentica pelo tipo de jazz hoje reconhecido como a grande contribuição dos EUA à música do século xx continuou sendo rara entre intelectuais estabelecidos, de vanguarda ou não, até a segunda metade do século. (HOBSBAWM, 1995, p. 183)

Para Hobsbawm, o cinema, que inicialmente era mudo, tornou-se ícone de grande apreciação para a classe intelectual, principalmente por sua grande estrela inicial Chales Chaplin, estrela célebre do cinema mudo conhecido por todos. O cinema foi uma grande forma de demonstrar aquilo de estava guardado dentro da população durante muito tempo, porque através de cenas teatrais, os atores expressavam-se, demonstravam por via da arte seus anceios para aqueles que estavam na plateia assistindo. O teatro foi uma imensa revolução, mesmo quando este ainda era silencioso; através dele grandes artista foram descobertos, a questão monetária também passou a ser considerada, e a industria grandiosa de cinema começou a ser formada a partir daquele instante.

O impacto da vanguarda no cinema comercial já sugere que o "modernismo" começava a deixar sua marca na vida diária. Fez isso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com