TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As demonstrções contabeis

Artigo: As demonstrções contabeis. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Artigo  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

É certo que empresas americanas, e também tudo que vem dos nossos "amigos do norte" tem mais valor perante nós brasileiros. É comum encontrarmos produtos aparentemente iguais e com as mesmas propriedades, sem um nacional e o outro americano, com valores totalmente diferentes. Muitas vezes absurdamente pelo simples fato de ser importado. Vem da natureza do homem a valorização pelo que vem de longe, o diferente, o "importado". Nos grandes centros mercadorias importadas são vendidas em estabelecimentos exclusivos ou em departamentos fechados. São produtos de

gêneros variados, que vão desde pequenos parafusos, produtos de beleza até grandes maquinas como estamos acompanhando na construção na linha quatro do metrô de São Paulo, com a compra do "Megatatuzão", cujo preço

ultrapassa os setenta milhões de reais.

Não quero generalizar que há a falta de conhecimento dos brasileiros na escolha e valorização de produtos de consumo ou de necessidades importados, pois o nosso governo tem uma grande parcela nessa supervalorização. A carga tributaria e o custo de importação pode chegar a mais de quarenta por cento do valor do produto.

Temos também o fato de que nem tudo é feito no Brasil. Multas matérias primas são trazidas de diversos paises, matérias estas que podemos citar que são de extrema importância, como os compostos para fabricação de medicamentos.Após estas análises podemos até entender o porquê o produto importado é tão caro em relação ao produto nacional. Mas devemos sim investir em conhecimento, em benchimark, em setores que diminua a importação de tantos produtos, e valorizar o produto nacional.

A outra pauta a ser discutida (foco deste trabalho) são as empresas brasileiras, mas precisamente suas demonstrações financeiras. Será que, como acontece com os produtos acontece com as empresas, ou seja, os balanços em moeda americana são mais importantes ou tem mais valor que em moeda nacional? Há princípios contábeis brasileiros que são questionáveis em nossa legislação societária e civil, será que não há amparo a investidores lesionados? E nosso contadores, os principais responsáveis pelas demonstrações, seguem alguma regra ou ética que regulamentam tais demonstrações? Tais perguntas são respondidas ao decorrer deste trabalho, que nos mostra que nossa legislação não deixa nada a desejar quando se fala de punições. Também nossa contabilidade, uma das mais corretas do mundo, com um código de Ética que regulamenta a conduta do profissional contábil e por fim a lei 6.404/76 que regulamenta as sociedades por ações, que prevê punições a empresas fraudulentas. Por fim, nossas técnicas contábeis, nossa legislação societária e nosso código civil e penal, dão amparo para que haja justiça, transparência e exatidão em nossas demonstrações contábeis, para que possamos cobrar e punir alguém por atos que enfraqueçam a imagem de nossas empresas aqui e no exterior?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com