TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As mudanças políticas e econômicas, edições de leis e suas influências no mundo dos negócios e no universo contábil

Artigo: As mudanças políticas e econômicas, edições de leis e suas influências no mundo dos negócios e no universo contábil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Artigo  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

2 DESENVOLVIMENTO

Apesar da política econômica no nosso pais não funcionar como deveria em comparação a outros países. Muitas leis tem sido criadas para a melhoria da nossa economia onde o governo teve uma boa parcela de crédito com a implantação de algumas leis como a lei nº 10.820 de 2003 que é a aprovação de crédito em consignação em folha de pagamento.

A presença e influência do Brasil na economia globalizada estão crescendo. Em nível global, o Brasil assumiu uma posição de liderança entre as economias emergentes e tem chamado atenção para um amplo leque de questões, entre as quais as mudanças climáticas, temas ambientais e a reforma da ONU.

2.1 AS MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS, EDIÇÕES DE LEIS E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL

No tocante ao mundo dos negócios, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias refletem principalmente em dois fatores importantíssimos para a empresa, entre outros:

• A questão da continuidade: o panorama econômico, político e normativo do país afeta as possibilidades de negócios e a sobrevivência da empresa; governos incompetentes e incapazes de gerir a economia do país de forma a estimular um bom ambiente de mercado e de negócios tende a comprometer a sobrevivência e, portanto, a continuidade das empresas no país;

• Os valores dos ativos e das ações: em um ambiente político, econômico e normativo desfavorável ao mercado e aos negócios, os ativos e as ações das empresas tendem a perder valor.

Quanto ao universo contábil, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias refletem na mudança de critérios e de técnicas de escrituração contábil, bem como nos valores dos resultados apurados. Dois bons exemplos disso são a recente incorporação das normas contábeis internacionais às normas contábeis brasileiras, que resultou em mudanças importantes na forma de escriturar a Contabilidade além das diversas leis, decretos e medidas provisórias que alteraram alíquotas, bases de cálculo e formas de apuração de impostos.

2.1.2 MEDIDAS MACROECONOMICAS E MICROECONOMICAS

A macroeconomia é uma das divisões da Ciência Econômica dedicada ao estudo, medida e observação de uma economia regional ou nacional como um todo. A macroeconomia é um dos dois pilares do estudo da economia, sendo o outro a microeconomia. Possui metas para aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivo.

A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. O enfoque macroeconômico pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes. A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo como desemprego, por exemplo.

A microeconomia é definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins; preocupa-se com a formação de preços de bens e serviços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com