TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade auto-desenvolvimento AVA aula-tema 02

Por:   •  15/9/2015  •  Resenha  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade de Autodesenvolvimento

Aula-tema 02: Projeto de Desenvolvimento para a América Latina

Após a leitura escreva um texto resumindo os temas e propostas atuais da CEPAL para o Brasil.

Resumo

A CEPAL é a Comissão Econômica para a América Latina e é uma das cinco comissões da ONU que foi criada para monitor as políticas, assessorar ações e também reforçar as relações. Ela é constituída por todos os países da América Latina e do Caribe, e a cada dois anos convocam representantes técnicos para debater temas, examinar as atividades econômicas e fixar as prioridades.

De acordo com os documentos falando da Inovação tecnológica na indústria brasileira o Brasil ainda não está preparado para esse avanço, pois durante muitos anos a tecnologia no país não teve grandes descobertas para as empresas o que gera um custo maior para as mesmas em busca de conhecimento e pesquisadores que possam inovar. Os investimentos foram poucos em comparação com os países internacionais.

Sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) o que ainda falta é uma reorientação do modelo de atenção, houve avanços significativos onde o Brasil se posiciona em nível intermediário quanto ao número de mortes causadas por doenças não transmissíveis. De certa forma o Sistema funciona em alguns pontos, mas deve ser revisto e aprimorado para efetivar ainda mais os resultados.

O Brasil e seus vizinhos na América do Sul, o documento relata que a proximidade pode ser tanto positiva aos países como também negativa, no caso da américa do sul os conflitos são menos intensos, os interesses econômicos foram visto pelos governantes com cautela tanto que os primeiros passos aconteceram mais tarde  por volta do sec XX na sua primeira metade, as carências de infraestrutura de diversos países dificulta relações mais intensas.

O Comércio na América do Sul e oportunidades para o Brasil, foi selecionado os produtos importados relacionado com os fornecedores, o Brasil é um parceiro importante para a Argentina, Bolívia, Uruguai e Paraguai que chegou a 36%. Industrias de maior conteúdo tecnológico participa mais na exportação, o desafio é aumentar o intercâmbio entre os países para ampliar as importações o que não é fácil de se conseguir mas não chega a ser impossível, basta que o comércio esteja equilibrado.

Sobre os Atrasos e Turbulências na Educação Brasileira, a educação é um direito mundial para todos. O Brasil teve investimentos altos na educação de ensino superior privado, mas isso não resolve, o Estado tem que estar presente para o bom funcionamento. Onde requer atenção é nos cursos de tecnólogos que mesmo com a Fundação Paula Souza em expansão ainda há menos matriculados do que no ensino superior, o que levanta a questão da qualidade ou da proposta.

Tecnologia e Demanda por Qualificação na Indústria Brasileira, foi feita uma pesquisa para levantar os dados sobre investimentos na tecnologia e qualificação, os resultados foram bons, pois há uma expectativa para um melhor futuro com tecnologia e qualidade para o mercado de trabalho, houve choques tecnológicos que aumentaram a relativa de trabalhadores qualificados e as empresas investiram em tecnologia e ainda investem muito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com