TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Auto Desenvolvimento Aula Tema 3

Trabalho Universitário: Atividade Auto Desenvolvimento Aula Tema 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  905 Visualizações

Página 1 de 3

Estrutura sugerida para o trabalho

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

O Autor de maneira geral propõe os seguintes aspectos:

Econômico – Investimentos em tecnologias alternativas, onde seja possível renovar as fontes de energia essas quais teriam um menor custo possível além de reduzir ao máximo o impacto ao Meio Ambiente e seus recursos naturais, fazendo com que haja um equilíbrio na produção e preservação Ambiental.

Ambiental - Buscar a produção ordenada, onde a qualidade de vida das pessoas e dos seres vivos em geral seja elevada, e que o Meio Ambiente realize sua auto recuperação.

Social – Que o povo como um todo possa ter uma vida normal, com um índice aceitável de desigualdade, que os bens sem partilhados estabelecendo a denominada justiça social, além de uma utilização consciente pré-definida dos recursos para que não prejudique o próximo nem o Meio Ambiente de uma forma geral.

Cultural – Mudança nos valores e prioridades intelectuais da sociedade, priorizando a qualidade ao invés do consumismo desnecessário, a utilização como foco principal, visando a mudança comportamental da sociedade o que consequentemente vai alterar o estilo de vida.

Político- Inserir a política como instrumento útil para estabelecer e desenvolver projetos de conscientização e alteração no modo de vida, unindo propostas e ideias distintas, e as colocando em prática.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

As três dimensões citadas são:

I – Ambiental, produzir e consumir de acordo com a capacidade do Meio Ambiente de se auto recuperar.

II – Econômica, Ampliar e desenvolver as formas de produção priorizando métodos que busquem a renovação e preservação de recursos naturais, que nos leve a sair do ciclo fóssil e a ampliar a desmaterialização da economia.

III – Social, que todos os cidadãos tenham o mínimo possível para viver bem, e principalmente erradicar a pobreza como um todo, estabelecendo padrão de desigualdade aceitável.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

A Primeira resposta é a tecnológica, onde o homem desenvolva novos métodos de produção que superem e sejam superiores aos de hoje quando relacionados a Meio Ambiente e sua degradação; Segundo é a mudança gradual e definitiva dos hábitos de consumismo reduzindo radicalmente assim a produção. E por fim a terceira seria não conseguir evitar uma possível catástrofe que poderia levar futuramente a extinção da humanidade, seria a não resposta.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com