TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Autodesenvolvimento. Tecnologias: Terceirização, Benchmarking e Open Book Management

Seminário: Atividade de Autodesenvolvimento. Tecnologias: Terceirização, Benchmarking e Open Book Management. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  Seminário  •  1.748 Palavras (7 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 7

3. Atividade de Autodesenvolvimento

Esta tarefa você realiza individualmente por meio de um roteiro de trabalho, e requer diferentes níveis cognitivos para sua solução. O objetivo é fixar, aprofundar e aplicar os conceitos estudados.

Importante: Esta atividade deverá ser postada no ambiente virtual de aprendizagem e será avaliada pelo professor-tutor para compor a nota do 1º bimestre. Esta atividade vale 4,0 pontos. Observe o prazo de entrega estipulado no calendário acadêmico e o campo indicado no rodapé da página para a postagem da atividade no ambiente virtual.

Aula-tema 3 – Tecnologias: Terceirização, Benchmarking e Open Book Management

Você já leu o resumo e os conceitos fundamentais da aula-tema 3 e assistiu à Web Aula 1, em que foram apresentados os aspectos da terceirização. Vamos partir agora para a atividade de autodesenvolvimento.

Esta atividade deve ser realizada individualmente e propõe que você conheça a terceirização. Espera-se que você consiga, ao fim desta atividade, definir terceirização, defender suas vantagens para as organizações e refletir sobre como esse processo afeta as organizações.Para isso, você retomará o Capítulo 4 do livro-texto Tecnologias e ferramentas de gestão[1] e realizará os passos indicados a seguir.

Passo 1

• Releia o Capítulo 4 , “Terceirização (Outsourcing)”, do livro-texto, atentando para os benefícios e etapas desse processo nas organizações.

• Faça anotações sobre os aspectos que considerar importantes.

Passo 2

• Observe o quadro a seguir, elaborado a partir do que você viu na Web Aula 1 desta aula-tema.

OBJETIVOS E VANTAGENS DA TERCEIRIZAÇÃO

1. Aumento do foco no negócio principal da organização.

2. Redução e melhor controle de custos operacionais (os serviços terceirizados são realizados por especialistas no serviço que prestam, sem que o gestor precise montar uma estrutura à parte).

3. Os custos fixos transformam-se em variáveis (por exemplo, quando determinada área da empresa é terceirizada, as "vagas" dos funcionários passam a ser consideradas como custo variável, pois você contrata apenas quando é necessário).

4. Reduz gastos com aquisições e modernizações (a evolução tecnológica passa a ser responsabilidade da empresa contratada).

5. Aumento da disponibilidade de capital para investimento.

6. Redução de desperdícios − a empresa terceirizada, por ser especializada, terá maior produtividade com menor custo para desempenhar as mesmas atividades.

7. Diminuição do custo e responsabilidade social com mão de obra, transferindo tais responsabilidades para os terceiros.

8. Aprimoramento do sistema de custeio da própria empresa, pois, para terceirizar, é necessário conhecer anteriormente os custos de cada atividade-objeto da terceirização.

Passo 3

• Pense em uma organização que você já conhece (pode ser seu local de trabalho ou mesmo sua universidade) ou pesquise alguma organização na internet, e levante qual(is) setor(es) dessa organização é(são) terceirizado(s).

• Organize as informações que você levantar, como no quadro a seguir:

Descrição da organização (nome real ou fictício)

Segmento de atuação/principal atividade

Localização

Setor(es) terceirizado(s)

Passo 4

• Em relação à organização que você pesquisou ou na qual pensou, responda às seguintes questões:

¤ Quais as vantagens ou desvantagens da terceirização desses setores?

¤ Há outro(s) setor(es) nessa organização que poderia(m) também ser terceirizado(s)? Por quê?

Passo 5

• Organize as informações que você produziu nos Passos 1 a 4 desta atividade em um breve relatório (até quatro páginas), contendo:

¤ as informações sobre a organização;

¤ as vantagens e desvantagens da terceirização desses setores;

¤ sugestões de outros setores que poderiam ser terceirizados

DICA: Para avaliar se seu relatório final corresponde ao esperado para esta atividade, considere as seguintes questões:

• A organização foi descrita com clareza?

• É possível, por meio do seu relatório, saber qual é a atividade principal da organização e quais são os setores terceirizados?

• Os argumentos que justificam as vantagens e desvantagens da terceirização desses setores estão fundamentados com base nos aspectos levantados pelo Capítulo 4 do livro-texto e pela Web Aula?

• Há justificativas para as sugestões de outros setores que poderiam ser terceirizados?

Se você respondeu SIM a todas essas questões, pode considerar seu relatório como o início da atividade de um consultor. Bom trabalho!

________________________________________

Jacareí

2011

Passo1:

A possibilidade de se aumentar o foco no negócio. A decorrente redução e melhor controle de custos operacionais, como resultado da melhoria no padrão de desempenho no suprimento de insumos por parte de terceiros com maior grau de especialização. Na redução de verbas para aquisições e modernizações, verifica-se o aumento da disponibilidade de capital para investimento.

A otimização de recursos evita, ou ao menos reduz, desperdícios de maneira significativa.

Inicialmente, deve-se elaborar um plano estratégico, com a identificação de potencias áreas de atuação-chave, envolvendo cronogramas e a definição clara dos objetivos a serem alcançados.

Como em qualquer processo administrativo, as atividades de controle visam avaliar o andamento na implantação de cada etapa de cada projeto, comparando-se o planejado com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com