TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da disciplina Desenvolvimento Sustentável

Por:   •  3/5/2021  •  Artigo  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANEAMENTO BÁSICO

Resenha Crítica de Caso

Lidiane Bittencourt da Silva

Trabalho da disciplina Desenvolvimento sustentável

                                                 Tutor: Prof.ª Luciana Barreiros de Lima

Fortaleza, Ceará

2021


PROTOTIPAGEM DE UMA SMART VILLAGE (ALDEIA INELIGENTE) ESCALÁVEL PARA CRIAR SIMULTANEAMENTE O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO DA EMPRESA

Referências: DARWIN, Solomon. Diretor executivo da Garwood Center for Corporate Innovatione; CHESBROUGH Henry. Professor adjunto da faculdade Garwood Center for Corporate Innovatione

Motivado pela derrota no momento de uma possível reeleição do estado de Andhra Pradesh, na Índia no ano de 2004, o político N.Chandrababu Naidu resolve fazer um estudo nas aldeias locais, mais conhecido na Índia como Pada Yatra, com o intuito de entender as preocupações, desafios e objetivos da população, a fim de encontrar maneiras inovadoras de melhorar a vida dos moradores rurais das 38 mil vilas e estreitar relações com os eleitores. De 2012 a 2014, essa comitiva percorreu mais de 3000 quilômetros. Em 2014, Naidu recuperou seu cargo de Ministro-Chefe do estado de Andhra Pradesh.

Naidu defende uma abordagem colaborativa, que cria oportunidades econômicas para aldeões e empresas e pode criar oportunidades de desenvolvimento mais inclusivas e sustentáveis do que simplesmente fornecer ajuda e que esse modelo pode ser replicável. E assim surgiu a ideia de usar a aldeia de Mori, no sul da Índia, como um protótipo escalar de uma Smart Village.

 A vida na aldeia de Mori é bastante precária. Os aldeões convivem com escassez até dos  recursos básicos, como saúde, saneamento básico, educação e boas oportunidades econômicas. Em decorrência disso, ocorre uma emigração de muitos moradores, gerando consequentemente, escassez de mão de obra, tanto braçal, quanto qualificada. Naidu, critica os programas governamentais de auxílio tradicional, pois na maioria das vezes concentram-se em um especto isolado da vida na aldeia, ao invés de ter uma visão integrada das reais necessidades daquela comunidade. Geralmente, esses projetos não consultam os reais interessados, portanto não permite estabelecer bases para o desenvolvimento econômico sustentável. Em decorrência dessa análise, viu a necessidade de capacitar os moradores, informando-os, dando acesso à tecnologia inteligente e simples, informações transparentes, ferramentas digitais fáceis de usar e recursos para desenvolver habilidades empresariais e acesso direto aos mercados globais com o intuito de que eles mesmo possam moldar seu futuro, tornando-os economicamente independentes, bem como criar oportunidades de negócios para empresas que trazem seus produtos e serviços para a aldeia, criando assim valor compartilhado, beneficiando tanto a sociedade quanto as empresas.

O valor compartilhado é uma abordagem da inovação em que as empresas procuram maneiras de crescer e sustentar seus próprios negócios e criar valor societário, atendendo às necessidades e desafios da sociedade.

A proposta de melhoria desenvolvida após a Pada Yatra aborda cinco pontos principais: pobreza (com o objetivo de criar uma sociedade sem pobreza), justiça social, bem-estar dos agricultores, emprego juvenil e governança adequada.

O projeto de prototipagem inclui a criação de um programa com uma abordagem integrada incluindo 20 resultados não negociáveis e uma série de outros elementos de estratégia para capacitar as pessoas em todo o estado com recursos, tecnologia e boa governança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (48.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com