TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico Atividade de Autodesenvolvimento

Por:   •  11/5/2015  •  Seminário  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

Introdução

O primeiro aspecto e o mais importante da globalização é o aspecto ligado a internacionalização de bens, de valor, de cultura e de hábitos, na verdade esse conceito de internacionalização ele tem sido é o processo caracterizado por um alcance internacional de um dado aspecto, esse aspecto pode ser financeiro pode ser cultural pode ser meramente econômico ou atingir outras áreas da sociedade exemplo da internacionalização : bolsa de valores (aspecto financeiro) na bolsa de valores existe a internacionalização de dados e informações que determinam a valorização ou desvalorização de uma empresa.

Outro aspecto da internacionalização: redes sociais são redes que possibilitam a internacionalização de integrações de socializações.

Basicamente a internacionalização é a integração em escala global internacional de qualquer aspecto.

Descrição das definições de globalização

Dentro do processo de internacionalização o aspecto mais importante [e a hegemonia do capital financeiro, o capital financeiro é hoje quem dita as regras na economia mundial.

Tendo em vista a atuação no capital financeiro nós deduzimos as crises por exemplo de 2007 imobiliária nos EUA, 2008 a crise financeira internacional que se alastrou por 2009. Então na verdade a hegemonia do capital financeiro é a principal característica do processo de internacionalização que por sua vez é a principal característica do processo de globalização. A globalização por tanto é marcada pela internacionalização e a internacionalização marcada pela hegemonia do capital financeiro as instituições financeiras realizam empréstimos tanto pra estados quanto para empresas tendo em vista que estados e empresas tocam o processo econômico o capital financeiro exerce grande poder.

A atuação do capital financeiro é refletida também através da atuação das transnacionais, pois essas grandes empresas mundiais tem uma relação direita com o capital financeiro, a relação é tão próxima que algumas transnacionais possuem seus próprios bancos; a GM por exemplo possui seu próprio banco no caso brasileiro a Votorantim tem seu próprio banco, várias grandes empresas globais possuem seus próprios bancos. Assim a globalização que é marcada pela internacionalização tem sobre tudo como característica a atuação e o papel dessas transnacionais as quais são responsáveis em grande escala pela propagação do processo de globalização. Não só no aspecto econômico, de emprego, de integração econômica mas em um aspecto também cultural.

A NIKE por exemplo como uma grande empresa de acessórios ao realizar uma propaganda ela está influenciando o mundo inteiro com um padrão cultural advindo do padrão cultural norte americano que é o berço da NIKE tanto assim que a nike já

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com