TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da Disciplina Desenvolvimento Sustentável

Por:   •  28/2/2020  •  Resenha  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

Resenha Crítica de Caso

Matheus Cinel Vesenick

Trabalho da disciplina Desenvolvimento Sustentável

                                               Tutor: Maria Cecilia Trannin

Santa Maria, RS

2020

PROTOTIPAGEM DE UMA SMART VILLAGE (ALDEIA INTELIGENTE) ESCALÁVEL PARA CRIAR SIMULTANEAMENTE O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO DA EMPRESA.

Referência:

CHESBROUGH, Henry; DARWIN, Solomon. Prototipagem de uma Smart Village (Aldeia Inteligente) escalável para criar simultaneamente o desenvolvimento sustentável e oportunidades de crescimento da empresa. BerkleyHaas Case Series. Haas School of Business. University of California Berkeley. Jan. 2017.

a) INTRODUÇÃO

A presente resenha tem por objetivo a leitura do texto “Prototipagem de uma Smart Village (Aldeia Inteligente) escalável para criar simultaneamente o desenvolvimento sustentável e oportunidades de crescimento da empresa”, dos autores Solomon Darwin e Henry Chesbrough.

b) DESENVOLVIMENTO

A partir da leitura do texto proposto, os autores realizam um estudo sobre uma região na Índia, no estado de Andhra Pradesh, quando o Ministro-chefe daquela região, pretendia desenvolver a vida de sua população, visto que os moradores estavam se mudando para áreas urbanas e países mais desenvolvidos, em razão da escassez de emprego.

O Ministro-chefe, Naidu, tem por objetivo transformar Andhra Pradesh em um dos três melhores estados do país até 2022 e o melhor estado até o ano de 2029. Para isso ele precisa enfrentar um grande desafio de mudança de vida do daquele povo, uma vez que apresenta uma alta taxa de suicídio, tendo um dos principais motivos as dívidas de muitos agricultores que perdem tudo por conta da seca.

Para mudar isto, Naidu pensa em um protótipo, ou seja, uma aldeia chamada de “Mori” e transformá-la em “Aldeia inteligente”, comum em cidades da Europa, onde leva aos aldeões tecnologia para estes alcançar a independência econômica.

A aldeia de Mori conta com 8 mil habitantes e tem como principal atividade o trabalho em indústrias de arroz, coco e tecido. Bem como no processamento de castanha de caju, camarões e mangas.

Os moradores da Aldeia de Mori enfrentam grandes dificuldades para acessar recursos básicos, como por exemplo, a falta de água limpa e saneamento básico. Há apenas 800 banheiros espalhados na Aldeia, que conta com 1.316 acres. O que causa surto de doenças como a dengue, malária e outras doenças provocadas pela reprodução do mosquito.

Além disso, a educação e a saúde são limitadas e de alto custo. Por conta disto, os moradores acabam por recorrer aos curandeiros espirituais local para curar as doenças, pois o hospital mais próximo da aldeia fica a 25 quilômetros de distância, mantendo-se apenas com uma clínica pequena para atender seus moradores.

Outrossim, o acesso à educação também é restrito, contando apenas com duas escolas públicas para todas as crianças da aldeia. Bem como, o transporte até a escola é bastante dificultoso por conta da irregularidade do percurso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (135 Kb)   docx (45.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com