TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ativos financeiros

Artigo: Ativos financeiros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Artigo  •  2.836 Palavras (12 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 12

O ATIVO

1-DEFINIÇÃO:

Todos os elementos classificados como ativo representam as aplicações de recursos (próprios e/ou de terceiros) na empresa que direta ou indiretamente possuem a capacidade de gerar caixa no presente ou futuro.

Segundo o Prof. Sérgio de Iudícibus:

“Ativo é Ativo, independente de pertencer, por uma ou por outra classificação, a este ou aquele grupo, pois todo ativo representa, mediata ou imediatamente, direta ou indiretamente, uma promessa futura de caixa...”

2-CARACTERISTICAS SIMULTÂNEAS DE TODO ELEMENTO ATIVO:

a) Ser bens e direitos;

b) Ser de propriedade da empresa;

c) Ter mensuração monetária objetiva;

d) Possuir capacidade de geração de caixa no presente ou futuro em conjunto c/ outro ativo e/ou isoladamente.

(a-) Bens e Direitos:

Bens: são bens para a empresa todo o material, móvel ou imóvel, de que dispõe, com o qual executa suas atividades para a obtenção de seu objetivo-fim. São exemplos de bens os estoques, os veículos, máquinas e equipamentos, imóveis etc.

Direitos: são direitos aqueles valores de que a empresa poderá dispor em prazo imediato ou futuro, buscando obter seu objetivo-fim. Podem ser decorrentes ou não de sua atividade principal e poderão ser convertidos em dinheiro. São exemplos: Duplicatas a receber, Marcas e Patentes, Banco c/ Movimento, Aplicações financeiras etc.

(b-) Ser de Propriedade da Empresa:

Para se ter à propriedade é necessário ter o legítimo poder de decidir sobre o destino do objeto em questão. Nem sempre para ser proprietário é necessário que se tenha à posse, podemos ser proprietário e não estarmos de posse deste bem (Mercadorias em trânsito etc.) Podemos estar de posse de um bem ou direito e não sermos proprietários dos mesmos (Leasing).

As benfeitorias em bens de terceiros, esta despesa é ativada porque, geralmente quando efetuamos tais benfeitorias, o propósito é o de geração de receita pelo tempo determinado no contrato, entende-se que tais despesas serão amortizadas durante o contrato estipulado para uso do imóvel de terceiros. Caso o proprietário deste imóvel requisite o imóvel antes do prazo determinado pelo contrato ele restituirá a despesa ativada integralmente.

(c-) Ter Mensuração Monetária Objetiva:

Para ser considerado ativo qualquer bem ou direito deve ser mensurado em dinheiro. Elemento que não traz expectativa de resultado (benefício presente e ou futuro) mesmo na sua venda, não pode se considerado ativo. Exemplo:

Um veículo ou máquina que perdeu sua capacidade de realização de serviços. Estes bens devem possuir um valor comercial (residual) para figurarem no ativo; “a capacidade de geração de caixa é fator determinante para a definição ou não de um ativo”.

Marcas e patentes devem figurar quando adquiridos ou pelo seu valor histórico, pois são de difícil mensuração, assim como o Fundo de Comércio, Instalações etc.

(d-) Capacidade de Gerar Benefícios Presentes e ou Futuros:

Possuir potencialidade de geração de caixa, este é o conceito. Como exemplos podemos citar: um veículo ou uma máquina ou o estoque que estão em condições de trabalho certamente, trará benefícios para a empresa. Mas se estiverem destruídos obsoletos ou deteriorados, não propiciando benefícios presentes e futuros (caixa no presente e fluxo de caixa futuro), não poderão ser considerados mais ativos. Outro exemplo pode ser referenciado o da duplicata a receber, pois, o valor de uma duplicata a receber somente poderá trazer benefícios à empresa, se houver perspectiva de seu recebimento, mas se esgotar todos os recursos legais e imaginários para o seu recebimento , este valor será jogado para resultado como perda e não deverá mais figurar no ativo da empresa.

Retomando o exemplo do veículo ou máquina, se a empresa vender estes bens, pelo valor residual registrado, nessa operação não houve geração de receitas e simplesmente uma troca de ativos (permuta), se por acaso a empresa conseguir vender por valor superior ao valor residual, então nessa operação houve um ganho na diferença do valor residual ao valor de venda, é considerado ganho e não receita pois as vendas de bens imobilizadas são considerados resultados não operacionais pois o imobilizado tem a finalidade de uso e não de venda; se o valor for inferior ao valor residual, houve então uma perda pela diferença entre o valor residual e o valor vendido.

3- A ESTRUTURA DO ATIVO:

Art. 178. Ativo

§ 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:

I - ativo circulante; e

II - ativo não-circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível. 

1. Circulante

Engloba os valores disponíveis e os realizáveis até o término do exercício seguinte ou ciclo operacional o maior (curto prazo). São todos os valores já representados por moeda ou que serão convertidos em moeda em curto prazo.

a. Disponibilidades:

Caixa

Banco c/movimento

b. Créditos:

Duplicatas a receber (clientes)

(-) Devedores contenciosos

(-) Duplicatas descontadas (apesar de ser uma origem de recursos a lei 6.404/76 determina sua classificação no AC como parcela subtrativa do valor das duplicatas a receber, para fins de análise, deverá ser somada a duplicatas a receber e classificada no PC).

Empréstimos e adiantamentos diversos

empregados, viajantes, fornecedores etc.

Títulos e Valores Mobiliários

títulos de dívida pública, debêntures, ações etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com