TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps logística Terceirização E Concorrência

Por:   •  27/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.408 Palavras (6 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Atualmente vive-se em mundo de constantes mudanças, em que as empresas vêm vivenciando várias formas de trabalhos, tornando mais evidente a concorrência e a necessidade de investir em novas estratégias.

As empresas estão cada vez mais concentradas nas suas atividades finais gerando uma necessidade de desenvolvimento de alianças estratégicas que possam contribuir no nível gerencial das atividades base da empresa.

É nessa hora que a terceirização pode ajuda, quando a empresa decide ficar só com a parte burocrática de negociação, contratações, fidelização de clientes e focar nas vendas, deixando a parte operacional com especialistas em terceirizar esse serviço.

Nesse trabalho vamos poder conhecer mais e entender porque empresas devem e como terceirizar.

Terceirização

O cenário nacional e mundial vem sofrendo diversas mudanças a cada ano que passa, tornando mais evidente a concorrência e a necessidade de investir em novas estratégias de gerenciamento.

A preocupação com a qualidade de seus produtos, prazo de entrega e rentabilidade de ver ser realidade para empresas que buscam prosperidade no mercado atual, almejando proporcionar ao cliente um diferencial em seus produtos e nos serviços prestados. As empresas estão cada vez mais concentradas nas suas atividades finais gerando uma necessidade de desenvolvimento de alianças estratégicas que possam contribuir com um alto nível de gerencial das atividades meio da empresa.

A avaliação de um método analítico de credenciamento e desenvolvimento de parceiras logísticas reduz a probabilidade de erros na escolha de seus parceiros logísticos e contribuem como ferramental de decisão entre terceirizar ou não as atividades pertinentes ao processo logístico.

Definição do método

A definição do método utilizado pela empresa para analise da terceirização da logística e seleção do parceiro deve identificar as principais ameaças e oportunidades que possam afetar a competitividade futura da cadeia de abastecimento. A aplicação do método proporcionará os elementos fundamentais para que a empresa possa definir em terceirizar ou não os processos logísticos.

Analise do método

O método tem o cumprimento de uma serie de passos, agrupados em fases de execução para tornar compreensivo todo o processo e como este se desenvolveu, exemplo:

Fase um

Definição do coordenador e grupo de trabalho - O grupo de trabalho nada mais é que o operacional e o trafego.

Operacional: recebimento, armazenagem, separação e expedição;

Trafego: controle de entradas e saídas dos veículos e emissões de notas fiscais, sendo ct-e (controle fiscal) e manifesto (autorização para passar nas barreiras fiscais de um estado para o outro).

Objetivo do projeto - que seria a melhoria operacional, deixar o processo operacional para empresas especializadas e ficar com a parte burocrática, negociações visando melhores vendas.

Conhecimento do processo logístico - que seria ter conhecimento das função pertinentes a cada setor.

Planejamento - que seriam as estratégias de cada processo, desde a entrada do produto até a expedição.

Transporte: rodoviários, ferroviários, hidroviários, aéreos e duto viário.

Rodoviário - caminhões Vuc que são veículos urbanos de carga, Toco ou caminhão semi pesado, são caminhões de eixo simples frontal ou traseiro, Truck ou caminhão pesado com eixo duplo na carroceria, Carreta/Carroceria, são caminhões com roda de tração, cabine e parte que recebe a carga, também chamados de semi-reboque muito utilizados no nosso país para levar cargas menores a lugares que outros transportes não possam chegar.

Ferroviário - que são os mais baratos e que podem transportar vários tipos de cargas, podendo levar grandes quantidades em seus vagões, mas muito decadente no nosso país pela falta de investimentos.

Hidroviário - utilizados para amortecer o impacto do fluxo de cargas no sistema viário, por exemplo, quantos caminhões seriam necessários para transportar um determinado produto quando o marítimo transporta uma única vez utilizando contêineres.

Aéreo - muito utilizados para transportar produtos de pequenos volumes, mas de alto valor, sendo este o mais rápido.

Duto viário - transportados através de tubos cilíndricos ocos, transporta de forma segura para longas distancias desenvolvidas de acordo com normas internacionais.

Movimentação - envolvendo as paleteiras, empilhadeiras, carrinho hidráulico, etc.

Recebimentos - todo processo de retirar as mercadorias dos caminhões, que muitas vezes utilizam esteiras para esses processos.

Armazenagem - armazenar todo o estoque dentro do deposito da empresa.

Gestão de estoques - estocar os produtos que chegam de forma bem organizadas com ajuda de coletores com as informações dos produtos.

Abastecimento de linha de produção e distribuição - que seria a reposição dos produtos necessários para que nada falte e não prejudique a distribuição.

Fase dois

Definição dos critérios e atividades a ser terceirizadas - separação da parte burocrática do operacional.

Desenvolvimento do processo de seleção dos parceiros - que nada mais é que a escolha da empresas especializadas para exercer essas funções de forma eficaz.

Estudo e analises das propostas - que são realizadas por um grupo de coordenadores, diretores e gestores.

Fase três

Diagnostico - analisar o processo terceirizado, verificar o que está sendo bom, se está sendo vantajoso ou não, pros e contra.

Relatório final e analise das vantagens e desvantagens do processo de terceirização e seleção do parceiro logístico - que seria um complemento ao diagnostico.

Quando utilizar o método

Toda empresa em operação depende de fornecedores de matérias prima e serviços, na maioria dos casos, de canais de distribuição para colocar seus produtos no mercado, que seja ele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com