TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria

Ensaio: Auditoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Ensaio  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 4

1) Qual o principal objetivo da auditória?

R-O principal objetivo da auditoria é a emissão de um parecer sobre a adequação das demonstrações contábeis em relação as práticas contábeis adotadas no brasil.

2) De onde provem a prática de Auditoria Atual?

R-A prática de auditoria atual provém do final do século XVIII na Inglaterra como consequência das transformações econômicas ocorridas naquele período. A prática inglesa de auditoria teve seu início focado na fiscalização de tributos e evoluiu para a avaliação das práticas contábeis, a aferição dos fatos contábeis e se complementou como instrumento de validação do ambiente de controle interno praticado pelas entidades auditadas.

3) Quais os tipos de auditoria?

R-Auditoria Independente ou Externa tem por objetivo certificar a adequação das informações e das práticas contábeis em vigor no Brasil, Auditoria Interna é facultativa funciona somente como instrumento de apoio a gestão e Auditoria Fiscal está é exercida em geral por servidores públicos.

4) Quais os serviços de Auditoria?

R-Auditoria das demonstrações contábeis, Auditoria controle interno, Auditoria Operacional, Auditoria de cumprimento normativo, Auditoria de Gestão, Auditoria de Sistemas, Auditoria Fiscal e Tributária, Auditoria Ambiental e Auditoria nos processos compra e vendas de empresas, reestruturação societária, incorporações, fusões, cisões e formação de joint venture.

5) Quais os órgãos responsáveis pela fiscalização e controle das empresas de auditoria? R-CFC/CRC, CVM, Bacen e Susep.

6) É correto afirmar que a Lei nº 6.404/76 explicita que toda pessoa jurídica deve ser auditada?

R-Não é correto, pois as sociedades anônimas de capital aberto tem obrigatoriedade de auditoria independente a qual é regulamentada pelo CFC.

7) Quais empresas estão obrigadas a submeter suas demonstrações contábeis ao exame de auditores?

R-Sociedade por ações de capital aberto, sociedades por ações de capital fechado e sociedade de responsabilidade limitada de grande porte, instituições financeiras, companhias de seguros, fundos de previdência complementar, fundações públicas ou privadas considerada de interesse públicos e empresas subordinadas as agências reguladoras.

8) Quais os requisitos para ser um profissional de Auditoria?

R-Ser Bacharel em Ciências contábeis, estar sujeito a lei nº 6.404 de 1976 e submeter-se a exame de qualificação técnica promovido pela CVM e CFC.

9) No que consiste a chamada “revisão dos pares”?

R-É um mecanismo de controle de qualidade da auditoria. Consiste na submissão do trabalho do auditor à revisão de outro auditor. Essa revisão avalia a adequação dos trabalhos realizados pelo auditor como, por exemplo, o percentual de testes aplicados, os critérios para circularização e a equipe de auditoria. Ao final, o auditor revisor emite um parecer do sistema de qualidade. Uma cópia do parecer é enviada para a auditoria revisada e para o Comitê de Revisão Externo que, caso entenda necessário, elaborar um plano de ação para ajustar os procedimentos.

10) Quais os conceitos de fraude e erro definidos pelo CFC?

R-Fraude  o ato intencional de omissão ou manipulação de transações, adulteração de documentos, registros e demonstrações contábeis. Erro  o ato não intencional resultante de omissão, desatenção ou má interpretação de fatos na elaboração de registros e demonstrações contábeis.

11) Qual a importância da Auditoria Interna?

R-A Auditoria Interna atua como instrumento de apoio à gestão e tem como objetivo verificar se o controle interno está em efetivo funcionamento. Pode ainda sugerir melhorias para seu aperfeiçoamento e deve ser apresentada ao Conselho de Administração / Presidência para conhecimento e aprovação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com