TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aumento de produtividade e redução de custos

Artigo: Aumento de produtividade e redução de custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Artigo  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 2

tapa 1

Introdução

Este trabalho foi desenvolvido pelo grupo com o objetivo de um melhor entendimento da matéria, tendo exemplos práticos e analisar a importância do gerenciamento de custos para a empresa, visto que hoje para que uma empresa sobreviva, a busca por maior lucro e menos gastos é essencial. Toda informação na apuração dos custos é vital para a tomada de decisões da empresa no futuro. Antes da revolução Industrial os preços de revendas eram determinados apenas pelo preço de compra, sem levantar dados como todo o processo envolvido para que este produto estivesse no mercado, na indústria não eram levados em conta os gastos com mão-de-obra direta e indireta, compra de matéria-prima e aquisição de máquinas, além de todo processo industrial, hoje para se determinar o preço de um produto é necessário um estudo, este determinado gerenciamento de custos.

Aumento de produtividade e redução de custos

Não podemos confundir produtividade com corte de despesas e de pessoas. Especialmente o corte de pessoas, caso aconteça, resulta em aumento de trabalho para quem fica, prejudicando, com certeza, a qualidade do produto ou serviço prestado pela empresa. Devemos encarar produtividade pelo seu conceito mais amplo, ou seja, procedimentos que garantam os resultados esperados pelos seus clientes. Para uma empresa é essencial estabelecer metas internas, controlar e quantificar os resultados que estejam associados às melhorias das operações (controles de documentos, atrasos de produção e entregam, desperdícios, redução da ociosidade, paradas de máquinas, etc…). Outra maneira é desenvolver um ambiente de trabalho harmônico, investindo na formação básica, e na qualificação profissional de seus funcionários, treinando-os para fazer certo sempre. Também não podemos esquecer-nos de manter os equipamentos em perfeitas condições de uso, diminuir o tempo de preparação das atividades, as distâncias entre equipamentos e recursos, melhorar processos – se possível, automatizando as tarefas cansativas e promovendo a rotatividade no trabalho.

Um dos fatores que influenciam a competitividade é o custo do produto. No atual contexto de competitividade, a racionalização e otimização, de todas as atividades que não agregam valor aos produtos, são cada vez mais intensas em nossas empresas. Eliminá-las significa minimizar os custos e, conseqüentemente, aumentar a produtividade, tornando a empresa mais competitiva.

O que encontramos, entretanto, são muitas empresas que atacam os custos de maneira isolada, na qual os ganhos de produtividade aparecem somente em algumas áreas, independente dos ganhos globais da empresa. Tomamos como exemplo, uma empresa que escolheu oferecer um produto padronizado a um custo muito baixo, menor que a concorrência, ao invés de diferenciá-lo, agregando valores que justifiquem os custos extras para sua produção.

Em épocas de grande procura por bens e serviços, torna-se importante a velocidade com que cada empresário toma suas decisões. Basta ver que a oportunidade de um bom negócio pode passar de suas mãos, para a de seus concorrentes muito mais rápido do que se pode imaginar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com