TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE PRODUÇÃO

Tese: CONCEITO DE PRODUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Tese  •  2.516 Palavras (11 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução:

Neste trabalho vamos fazer o comparativo de livros com o mesmo tema mais com assimilações de como explicar o conceito de derivada, que vamos introduzir a algumas aplicações de grande importância para esclarecer o tema de estudo. Os conceitos que se aplica no conceito de derivadas são a taxa de variação média e taxa de variação instantânea, para que se chegue de um ponto e seu significado numérico e gráfico.

Ao fazer análise dos mesmos estudos vamos ver a maneira de que cada autor se expõe para explicar o conceito de derivada na matemática aplicada, mostrando a sua importância para administração, contabilidade e economia.

O CONCEITO DE DERIVIDA

Conforme o está no livro de matemática aplicada de 2° edição dos autores Afrânio Carlos Murolo e Giácomo Bonetto começa explicando como é taxa de variação média e taxa de variação instantânea, que permitira a o conceito de derivada, que tem grande aplicação nas mais áreas de conhecimento.

Taxa de variação média:

Nesta estuda os custo, e como explica de uma forma que o custo C para a produção de uma quantidade q de camisetas, estatelando o custo função de quantidade produzida, ou seja, C= f (q).

m=(variação em C )/(variação em q)

Em tal exemplo prático, onde se tratar de uma função do 1° grau, salientando a taxa média de variação média representa o coeficiente angular da reta que representa graficamente tal função. A equação de tal reta (ou função) é dada por y = f (x) = m. x + b.

Na verdade, o conceito de taxa de variação média não é exclusivo das funções de 1° grau. A taxa de variação média pode ser calculada para qualquer função. Se y representa a variável dependente e x a variável independente, então a taxa de variação média de y em relação à x é calculada pela razão.

taxa de variação =(variação em y )/(variação em x)=Δy/Δx

Taxa de variação média em um intervalo

O autor mostra que o estudo feito é usado como um processo de produção (função de insumo). Que mostra um exemplo como um grupo de operários em uma indústria de alimentos, quantidade P de alimentos produzidos depende do número x de horas trabalhadas a partis do inicio do expediente e que tal produção é dada por. P=k .x^2 E fazendo = 1 , temos

P = x^2

Com isso a taxa de variação média é obtida pela divisão de duas grandezas que, na pratica , têm unidades de medidas, então a taxa de variação média também tem unidade de medida que será dada pala divisão das duas unidades de medida envolvidas.

E que a taxa de variação média é sempre calculada para o intervalo da variável independente, de uma maneira geral um intervalo de a até b a taxa de variação média é dada por.

Taxa de variação média

de f (x) para o intervalo = (f(b)-(a))/(b-a)

de a até b.

Taxa de variação instantânea

Para compreender que taxa instantânea é possível o cálculo instantâneo usando a taxa de variação da produção e qual o valor de tal taxa de variação para o instante x = 3, utilizando a seguinte ideia: calculando varias taxas da variação média pra intervalo de tempo pequeno, cada vez mais próximo do instante x = 3.

Considerando o instante x = 3, vamos tomar para os cálculos das taxas de variação média o intervalo de até 3 + h representa o tamanho do intervalo; então; teremos.

Taxa de variação média

de f (x) para o intervalo = (f ( 3+h ))/h

de 3 até 3 = h

Derivada de uma função em um ponto

Para a função produção estudada, calculamos várias taxa de variação média; em seguinte por uma taxa instantânea no ponto x =3, obtivemos a derivada f(x) = 6.

Interpretação Gráfica da Derivada

Uma taxa de variação também pode ser analisada graficamente que mostra uma a taxa de variação média da produção por inclinações chamada de reta secante que muito importante para estabelecer como exemplo uma função de derivada no ponto.

taxa de variação média =(variação em P)/(variação em x)=ΔP/Δx

RELACIONANDO O CONCEITO DERIVDA

CÁLCULO – A DEFINIÇÃO DA DERIVADA, A EXPLICAÇÃO INTUITIVA E ALGUMAS APLICAÇÕES.

Fazendo o comparativo entre o livro e relação ao site escolhido mostra uma resumidamente explicação de derivada a qual se fala da importância neste conceito na área de ciências exatas, com uma simplificada demonstração sobre a história da derivada e sua função e aplicações.

Os conceitos envolvidos em seu estudo são fundamentais para ciências como a Química e, principalmente, a Física. Logo, darei alguns exemplos que demonstram tal importância.

O Cálculo está presente na maioria dos cursos e na disciplina de Cálculo I que se tem o primeiro contato com os limites, as derivadas e as integrais (conceitos de grande importância para a matemática). Por conta da diversidade de conteúdo que precisa ser analisado, essa matéria é uma das que causam mais medo nos calouros.

Conceito Histórico:

Um dos pioneiros do Cálculo Moderno é Sir Isaac Newton – aquele da maçã (simultaneamente a Gottfried Leibniz). Sim, um físico desenvolveu conceitos do cálculo, e não é por nada – ressalto o quão fundamental é o cálculo para a Física. Ele relutou até aceitar que fossem publicadas suas descobertas acerca dessa maravilhosa área da matemática. Embora seja interessante explorar os fatos históricos, não pretendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com