TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO ORÇAMENTAL

Trabalho acadêmico: CONCEITO ORÇAMENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...................................................................................................... 03

2 CONCEITO DE ORÇAMENTO.............................................................................. 04

3 ORÇAMENTO GERAL........................................................................................... 05

4 ORÇAMENTO FLEXIVEL ......................................................................................05

5 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO ...............................06

6 AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORAÇAMENTO ....................................07

7 ISENÇÕES E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA ..............................................................07

8 BALANÇO PATRIMONIAL .....................................................................................08

9 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO ........................................08

10 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA .....................................................09

11 A COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS ...............................................................................09

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar o tema Gestão Empresarial, demonstrando os principais conceitos básicos e específicos de orçamentos. Focando os vários pontos da gestão de uma empresa, bem como forma de tributação e apresentando as Demonstrações contábeis, suas funções e obrigatoriedades.

DESENVOLVIMENTO

2. CONCEITO DE ORÇAMENTO

Orçamento fornece instruções e direção para a execução de planos, sua elaboração predetermina as unidades que serão responsáveis por resultados dentro do período planejado.

Para uma entidade orçamento apresenta os componentes do planejamento financeiro, expressa as receitas e despesas, determinando uma analise relevante do passado e das condições empresariais presentes para projetar o desempenho futuro da empresa. o orçamento gera um plano de operações para atingir determinado objetivo mediante o resultado coordenada dos recursos e meios disponíveis em determinado período.

As empresas que seguem sem orçamento prévio de receitas e despesas estão susceptíveis a surpresas em seus controles orçamentários. Portanto uma empresa que não faz utilização de um controle orçamentário corre risco de sofrer com as turbulências que ocorrem no mercado financeiro.

3. ORÇAMENTO GERAL

Orçamento geral é a expressão detalhada de todas as receitas e despesas previstas para um período futuro de uma organização, podendo ser mensal, trimestral, anual, etc. Nele podem ser estabelecidos objetivos e metas a serem concretizadas em curto, médio e longo prazo, com detalhamentos quantitativos de todas as atividades que serão desenvolvidas pela empresa.

Uma característica de orçamento geral é a apresentação de previsões que podem ou não ser efetivas. Podendo ter como parte dele um cumprimento rigoroso, o que normalmente acontece com as despesas, havendo necessidade de ajustes e avaliações relativas às receitas, uma vez que, para a maioria das empresas, não há como controlar a força do mercado.

4. ORÇAMENTO FLEXÍVEL

Orçamento flexível é um conjunto de orçamentos que pode ser ajustado a qualquer nível de atividades. A base para a elaboração do orçamento flexível é a perfeita distinção entre fixos e variáveis. Não assume nenhuma faixa de quantidade ou nível de atividade esperado. O orçamento apenas faz-se apenas os dados unitários, e as quantidades a serem assumidas serão as realmente acontecidas, à medida que ocorrem.

O orçamento flexível auxilia o gestor a atuar a frente às incertezas de mercado. Realizando um processo de orçamento o gestor pode estimar que a sua produção oscilará e dentro desta margem, ele poderá realizar alterações em função das condições de mercado. São adaptados às alterações dos níveis de atividade, e não a um só estático. Podem ser ajustados a um determinado nível de vendas ou de volume de produção.

5. PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO

O orçamento se torna uma ferramenta importante para se medir o desempenho, tanto do presente quanto o seu futuro. Com o orçamento a empresa consegue avaliar o desenvolvimento, planejamento, estruturas e estratégias. Permite apresentar previsões, impulsiona o planejamento e a implementação estratégica de planos. Colabora com o maior conhecimento de cada item da organização, controlando os gastos e as receitas. Promove a coordenação e a comunicação entre administradores e colaboradores dentro da entidade.

6. AS QUESTÕES TRIBUTARIAS PARA O ORÇAMENTO

A utilização do orçamento pode ser uma ferramenta para a redução da carga tributária, pois influencia na escolha da forma de apuração tributária, podendo ser lucro real ou presumido. E com isso amortecer o valor dos tributos, sem infringir nenhuma lei fiscal. A empresa precisa fazer a escolha certa do seu regime fiscal podendo ser lucro real ou presumido.

No lucro real os impostos são calculados ao se apurar o lucro da empresa, considerando todas as receitas, custos, despesas, conforme o Imposto de Renda. Após apurado o lucro contábil, procede-se às adições e exclusões previstas. Levando em consideração a Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), por regime não cumulativo, de 1,65% para o PIS e 7,6 para COFINS. Lembrando que a empresa tem o direito de deduzir os créditos relacionados a aquisição de algumas mercadorias. Já no lucro presumido, os impostos são calculados com um percentual estabelecido sobre a receita, não levando em consideração a apuração do lucro. Não é obrigatória a escrituração contábil, desde que se apresente o Livro Caixa e a porcentagem utilizada para a apuração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com