TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO ORÇAMENTAL E SUA IMPORTÂNCIA NA ORGANIZAÇÃO

Projeto de pesquisa: CONCEITO ORÇAMENTAL E SUA IMPORTÂNCIA NA ORGANIZAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.153 Palavras (9 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 9

Este trabalho serve para nos mostrar a importância do Planejamento Financeiro, trazendo suas características e fundamentos, trazendo contribuições sobre Orçamento Flexível e sua importância em uma economia tão competitiva e globalizada. Demonstra também à importância sobre os Pronunciamentos Contábeis com suas orientações a respeito da contabilidade empresarial. Pode-se entender que a aplicação de métodos quantitativos estatísticos nas atividades contábeis pode facilitar nas tomadas de decisões transmitindo maior confiabilidade. Para finalizar contemplando à área de Direito, algumas considerações importantes sobre Planejamento tributário e Elisão Fiscal, as obrigações das Sociedades Empresarias e a diferença entre isenção tributária e imunidade tributária.

2. CONCEITO DE ORÇAMENTO E SUA IMPORTÂNCIA NA ORGANIZAÇÃO

2.1 Conceito de orçamento

O orçamento é um plano detalhado da aquisição do resultado e de usos de recursos, financeiros ou de outra natureza, durante um período especificado. A gestão operacional da empresa gira em torno do orçamento, já que ele é o plano que propicia o controle por meio da avaliação do resultado e da avaliação do desempenho. O controle do resultado é um requisito indispensável para a existência do controle de desempenho. O controle do resultado é permanente, durante o desenrolar das transações previstas no orçamento. O controle de desempenho refere-se ao confronto das metas previstas para o período (mês, trimestre, semestre, ano, etc.) com o efetivamente realizado.

O alcance do desempenho pressupõe o acompanhamento dos resultados pontuais das transações, pois esta é a fase em que são disparadas as ações corretivas ou a reprogramação das metas visando a realização dos objetivos desejados. Planejamento e Controle são funções distintas, mas interligadas. Não faz sentido planejamento sem controle nem controle sem planejamento.

Segundo Frezatti (2007), “o orçamento é o plano financeiro para programar a estratégia da empresa para determinado exercício é mais que uma simples estimativa, pois deve estar baseado no compromisso dos gestores em termos de metas a serem alcançadas.” É considerado um dos pilares da gestão e uma das ferramentas fundamentais para que a prestação de contas dos gestores seja objetiva. Isso ocorre pelo fato que os gestores têm o compromisso especificado e definido no plano estratégico, que acabam sendo firmados no momento da montagem do orçamento.

De acordo com Frezatti (2007) O orçamento surge como seqüência a montagem do plano estratégico, permitindo forçar e identificar, num horizonte menor, de um exercício fiscal as suas ações mais importantes. O orçamento existe para programar as decisões do plano estratégico.

Conforme Frezatti, o orçamento de uma empresa deve ser elaborado levando-se em conta a seguinte sequência de etapas:

-ligação de casa preparatória para o orçamento, princípios gerais de planejamento, diretrizes dos cenários, premissas e pré-planejamento;

- plano de marketing;

- plano de suprimento, produção e estocagem (PSPE);

- plano de recursos humanos;

- plano financeiro.

Sendo assim uma vez tendo feito um adequado trabalho na montagem do plano Estratégico, o orçamento tem muita chance de ser elaborado com coerência e consistência.

2.1.1 As vantagens do orçamento para a organização

* O orçamento comunica os planos da administração para toda a organização;

* O orçamento leva os gestores a pensarem e a estabelecerem planos para o futuro;

* A elaboração do orçamento, chamada de processo orçamentário, proporciona um meio de alocação eficiente dos recursos às partes da organização;

* O processo orçamentário pode antecipar gargalos potenciais na organização antes que venham a acontecer;

* O sistema orçamentário ajuda a assegurar unidade de objetivos de todos os que trabalham na organização

* Os orçamentos definem as metas e os objetivos que podem servir de referência para a avaliação da gestão e dos gestores.

A utilização de um sistema orçamentário pode ser entendida como um plano, que engloba as operações anuais de uma empresa, onde é formalizado o desempenho das ações e funções administrativas, pois oferece vantagens pela efetiva formalização.

Através da sistematização do processo de planejamento e controle, graças ao uso de orçamentos, introduz-se o hábito do exame prévio e cuidadoso de todos os fatores antes da tomada de decisões importantes, além de obrigar a administração da empresa a dedicar atenção adequada e oportuna aos efeitos eventualmente causados pelo surgimento de novas condições externas (SANVICENTE, 2000, p. 23).

Outro aspecto importante na adoção de um orçamento global é o fato de que naturalmente é aplicado em partes, para a operação de toda a empresa, e isto força a todos os membros da administração interagir, fazendo com que reduza o envolvimento dos altos administradores com as operações diárias através da delegação de poderes.

Assim, um programa orçamentário sempre será útil para qualquer organização, independentemente se deu tamanho e de suas incertezas. Eis os principais benefícios:

a) O orçamento, formalizando suas responsabilidades pelo planejamento, obriga os administradores a pensar à frente;

b) O orçamento estabelece expectativas definidas que é a melhor base de avaliação do desempenho posterior;

c) O orçamento ajuda os administradores a coordenar seus esforços, de forma que os objetivos possam ser atingidos.

3. ORÇAMENTO MESTRE E SUA DIVISÃO

Entende-se por orçamento mestre aquele que abrange todas as atividades da empresa, servindo como parâmetro para elaboração de todas as previsões da organização. Ele pode ser dividido em duas partes: orçamento operacional e orçamento financeiro.

Como orçamento operacional entende-se aquele que tem por objetivo descrever todos os resultados das atividades operacionais da empresa, de forma detalhada. O orçamento financeiro, por sua vez, demonstra as entradas e saídas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com