TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CORRUPÇÃO CONCEITO

Resenha: CORRUPÇÃO CONCEITO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  Resenha  •  1.166 Palavras (5 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 5

CORRUPÇÃO

CONCEITO

O conceito da corrupção se dá por toda ação ou omissão que visa privar algum ser de algo que lhe é de posse, é a quebra de um estado funcional e organizado.

Os agentes que praticam a corrupção são classificados em dois tipos: os agentes de corrupção ativa (agentes que oferecem e/ou dão dinheiro) e os agentes de corrupção passiva (agentes que pedem e/ou recebem dinheiro).

As formas de corrupção manifestam-se por meio de:

Suborno, que significa oferecer ou pagar a uma autoridade qualquer quantidade de dinheiro ou quaisquer outros favores para que a pessoa em questão deixe de se portar eticamente com seus deveres profissionais.

Extorsão é o ato de obrigar alguém a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, por meio de ameaça ou violência, com a intenção de obter vantagem, recompensa ou lucro,

Fisiologismo é um tipo de relação de poder político em que ações políticas e decisões são tomadas em troca de favores.

Nepotismo é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes (ou amigos próximos) em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos.

Clientelismo é um subsistema de relação política, com uma pessoa recebendo de outra a proteção em troca do apoio político.

Peculato "apropriar ou desviar" valores, bens móveis, de que o funcionário tem posse justamente em razão do cargo/função que exerce.

Também há uma classificação para a corrupção, chamada como Corrupção branca que é a tolerada, a Corrupção negra que quase sempre é repudiada e a Corrupção cinzenta, a mais grave e destrutiva, é uma mistura da branca e da negra, é considerada a pior porque a pessoa acaba não tendo consciência dos seus efeitos destrutivos.

A corrupção sempre existiu, porém por conta da democracia, agora é algo mais visível, pelo poder na denúncia.

MALEFÍCIOS

A corrupção vai contra as noções de bem comum, como a liberdade, prejudica as pessoas em sua sociabilidade (nas relações com o outro), instala a desconfiança, debilita a democracia, subverte a legalidade, minimiza a moral dos grupos e das pessoas, priva a capacidade de alto realização, atrasa o desenvolvimento moral e econômico, transforma os outros em objetos manipuláveis, corrói a dignidade do cidadão, contamina os indivíduos, deteriora o convívio social, arruína os serviços públicos e compromete a vida das gerações atuais e futuras.

O desvio de recursos públicos não só prejudicam os serviços urbanos, como também geram o desemprego e traz o abandono de obras indispensáveis à cidade e ao país. Os efeitos visíveis da corrupção são perceptíveis na carência de verbas para obras públicas e manutenção dos serviços da cidade, pois se isso fosse feito facilitaria a circulação de recursos, a geração de empregos e riquezas. Os corruptos tendem a aplicar o grosso do dinheiro desviado longe dos locais de origem para não chamar atenção, e isso funciona como um dreno aos recursos da comunidade. Por outro lado, os investidores sérios afastam-se de cidades e regiões onde vigoram práticas de corrupção e descontrole administrativo.

A tendência é multiplicar-se de forma incontrolável, pois atrai a ganância, estimula a formação de quadrilhas e evolui para o crime organizado.

POLÍTICA

Na política a corrupção é predominante, manifesta-se por meio de suborno, intimidação, extorsão, ou abuso de poder, dá-se pela falta de ética dos ocupados pelo cargo. É o desvio de poder do governo para outros fins, tendem a ser usado em benefício próprio.

Defende Calil Simão, que não existe corrupção política sem haver corrupção social, ou seja, primeiro a sociedade se corrompe para posteriormente corromper o Estado. A corrupção social se apresenta sempre que os indivíduos não possuem desinteresse individual, ou seja, quando não conseguem sacrificar um interesse particular em prol do interesse coletivo.

No governo é onde se encontra a maior concentração de dinheiro de um país, e a verba desviada tira o direito de uma condição básica, como o a saúde, educação, alimentação, saneamento, infraestrutura do país.

Por isso, o combate à corrupção deve estar na pauta diária dos cidadãos que têm espírito público e que sonham com um país melhor para seus filhos e netos.

CORRUPÇÃO MÉDICA

Com a busca da população pela qualidade de vida, o setor da saúde movimenta uma das mais significativas fatias do orçamento de um país.

O reduzido número de multinacionais farmacêuticas, acaba gerando a centralização do mercado, uma vez que estas buscam o enriquecimento, muitas vezes de maneira fraudulenta.

O poder econômico tende a corromper por intermédio de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com