TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COUNTER DO CÓDIGO ÉTICO

Projeto de pesquisa: COUNTER DO CÓDIGO ÉTICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

O conteúdo apresentado destaca a importância da ética do contador, aborta também a conduta do profissional contábil e os principais motivos que podem aferir sua moral e ética profissional. O contador tem que ter consciência de que todos os seus atos profissionais devem obedecer às normas. É necessário que o perfil do profissional da contabilidade seja formado por elevados conhecimentos técnico e indispensáveis valores éticos, tais como responsabilidade, honestidade e respeito por todos aqueles que se utilizam dos seus trabalhos. No entanto manter uma postura ética em tempos em que o desejo das empresas, para alcançar maior nível de competitividade no mercado, esta diretamente associado a redução de custos não é tarefa fácil. Aliado a isso considerando a excessiva carga tributaria que esta exposta as empresas brasileiras, o que representa parcela significativa na formação de custos, a pratica da sonegação fiscal torna-se constante no meio empresarial. Um exemplo disso foi a cervejaria Schincariol acusada de sonegar, em cinco anos, aproximadamente R$ 1 bilhão em impostos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTADOR.

Elaborado em 1970, com nova versão em 1996, pelo CFC (Conselho Federal de (Contabilidade), o Código de Ética define as obrigações e proibições, os

deveres perante os colegas e a classe e as penalidades a serem aplicadas

caso necessário. O Código de Ética Profissional do Contabilista passa a se chamar Código de Ética Profissional do Contador e deve ser seguido tanto pelos Contadores, quanto pelos Técnicos em Contabilidade. CONSIDERANDO que, decorridos 26 (vinte e seis) anos de vigência do Código de Ética Profissional do Profissional da Contabilidade, a intensificação do relacionamento do Profissional da Contabilidade com a sociedade e com o próprio grupo profissional exige uma atualização dos conceitos éticos na área da atividade contábil;

2.1.1 Deveres e obrigações.

O contador planeja, coordena e controla as funções contábeis. Cabe o contador registrar os atos e fatos administrativos que demostra a situação da empresa. O contador tem o dever de estar atento as informações que lhe são passadas, garantir a demonstração do resultado real da empresa, não participar de atos contra lei, mesmo quando a ele solicitado, embora seja contratado pela empresa, o contador deve agir de acordo com sua ética profissional, respeitando a lei. Contudo o contador além de trabalhar para a empresa, ele tem o dever de cooperar com fisco, passando informações com fidelidade. Embora muitos agem de forma contraria caracterizando-se assim como cúmplice da empresa no ato de crime contra a ordem tributaria.

2.1.1.1 O comportamento do contador, diante das fraudes efetuadas pela Schincariol.

Diante o caso Schincariol, o contador ágil ante- ético. Pois ele não exerceu a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica. Um bom contador deveria renunciar às funções que exerce, logo que se positive falta de confiança por parte do cliente, a quem deverá notificar com trinta dias de antecedência, zelando, contudo, para que os interesses dos mesmos não sejam prejudicados, evitando declarações públicas sobre os motivos da renúncia.

2.1.1.1.1 Penalidade que o contador poderá sofre por não ter seguido o código de ética.

O contador que desrespeitar o Código da Ética além de sofrer implicações civis e penais, dependendo da gravidade poderá ser penalizado com ações que vão de perda dos direitos de exercer a profissão até a reclusão.

3 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.

Comportamento Organizacional é o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa. Visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções, afim de: reter talentos, evitar o turnover e promover engajamento e harmonia entre os stakeholders.

Entender o comportamento organizacional é fundamental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com