TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COUNTER DO CÓDIGO ÉTICO

Projeto de pesquisa: COUNTER DO CÓDIGO ÉTICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO 4

3. CONCLUSÃO........................................................................................................10

4. REFERENCIAS......................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho de pesquisa é demonstrar a gande responsabilidade do profissional contábil e a intensa relação existente entre ele e aqueles que se utilizam de seu trabalho, especialmente as empresas.

Atualmente, observa-se uma costante divulgação de escândalos relacionados a fraudes contábeis e financeiras, evidenciando a presença do contador nas empresas e pondo em questão a sua integridade moral.

Com isso, resgata-se a discussão sobre a ética na profissão contábil, o que, na verdade, jamais deveria ser esquecido por qualquer profissional.

Ser ético, enquanto profissional, significa agir em consonância com as normas e os princípios que regem uma profissão.

Entretanto, não é tarefa fácil manter-se ético numa época em que as empresas lutam de forma árdua, e buscam alternativas para reduzir gastos, em especial, os decorrentes da alta carga tributária a que estão sujeitas. È de responsabilidade do contador apresentar opções lícitas para melhor condução dos negócios de seu cliente ou empregador e oferecer-he serviços de qualidade e confiabilidade.

O CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTADOR

A palavra ética tem origem grega, com duas possíveis raízes. A primeira vem da palavra grega éthos, que pode ser traduzida por costume e uma segunda origem que significa propriedade do caráter. Esse primeiro significado pode ter servido de base para a tradução latina da palavra moral, enquanto a segunda, de alguma forma, orienta a utilização que damos a palavra.

O Código de Ética Profissional do Contabilista,foi aprovado em 1970, pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), por meio da Resolução 290.

Assim por meio da Resolução 803, em 10 de outubro de 1996, introduziu-se o Código de Ética do Profissional Contábil. Esse código tem como objetivo a orientar a conduta dos profissionais que seguem essa atividade

O Código de Ética Corporativa, seu modelo e orientação ética, forma de implementação e instrumentos utilizados para apoiá-lo, inseridos no programa de gestão ética, influenciam no comportamento ético dosstakeholders internos e, conseqüentemente, na Tomada de DecisãoÉtica nas atividades da organização. A análise deste estudo dá-se pelo cruzamento das perspectivas do gestor de ética sobre o expresso no código e os instrumentos de apoio; a percepção do Códigode Ética pela área jurídica, responsável por mediar o conflito com o consumidor; e a realidade prática extraída dos processos públicos nos órgãos de defesa do consumidor. Foram pesquisadas quatro grandes organizações do Setor de Planos Privados de Assistência à Saúde, o qual concentra alto número de reclamações e foi montado sobre uma base de conflitos de interesses. O estudo conclui que os valores expressos no documento de ética orientam a tomada de decisão ética na relação com o consumidor apenas nas organizações em que os valores foram construídoscoletivamente com os funcionários e/ou disseminados por meio de Programas de Ética consistentes, e que adotam instrumentos de gestão ética que valorizam e apóiam a discussão aberta de dilemas éticos em todos os níveis da organização, de modo a incorporar os valores na cultura organizacional.

Dentre o Código de Ética do contador foram selecionados três itens importante do capítulo II:

I – exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observada toda a legislação vigente, em especial aos Princípios de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade, e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais;

(Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010)

VII – se substituído em suas funções, informar ao substituto sobre fatos que devam chegar ao conhecimento desse, a fim de habilitá-lo para o bom desempenho das funções a serem exercidas;

III – zelar pela sua competência exclusiva na orientação técnica dos serviços a seu cargo;

Os contadores são responsáveis pelos trabalhos de sua equipe técnica, a qual

compreende os auxiliares para execução do trabalho tais como digitação, pesquisas, análises,

cálculos matemáticos e trabalhistas e pesquisas de legislação pertinentes.

Todo e qualquer documento contábil (demonstrativos, livros ou outras informações),

quando assinados por contabilistas, torna-se vinculado ao fato. Portanto, quando o profissional subscreve um documento, seja por ele produzido ou por outrem, assume a suaresponsabilidade técnica e, se sua conduta foi irregular ou ilegal, poderá responder no campo civil e penal.4.1 As responsabilidades do profissional contábil perante o Código Civil

A responsabilidade do profissional contábil aumentou com o Novo Código Civil, o

qual lista seus deveres, principalmente se este envolver-se com fraudes, seja de forma induzidaou voluntária.As atividades do contador são, agora, tratadas com mais rigor.

O profissional contábil é, pela natureza de seu trabalho, responsável direto pelosresultados obtidos numa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com