TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COUNTER DO CÓDIGO ÉTICO

Tese: COUNTER DO CÓDIGO ÉTICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Tese  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

2 CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTADOR

O Código de Ética Profissional do Contador tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os contabilistas, quando no exercício profissional.

Para Lisboa (1997):

Um código de ética pode ser entendido como uma relação das práticas de comportamento que se espera sejam observadas no exercício da profissão. As normas do código de ética visam ao bem estar da sociedade, de forma a assegurar a lisura de procedimentos de seus membros dentro e fora da instituição.

2.1 CASO SCHINCARIOL

No caso Schincariol, o contador infringiu alguns itens citados no código de ética, como por exemplo, o item I do Art.2º que diz que o contador deve exercer a profissão com zelo, honestidade e capacidade técnica. Fraudar notas fiscais violou completamente esse item. Com essa atitude, ele infringiu também o item IX, afinal ele não foi nem um pouco solidário com os movimentos de defesa da dignidade profissional.

No Art.3º diz no item II que o contador é vedado de assumir, direta ou indiretamente, serviços de qualquer natureza, com prejuízo moral ou desprestígio para a classe, e nesse caso, contador da Schincariol não deveria ter seguido em frente nesse serviço. No momento que ele percebeu que iria ocorrer uma fraude, ele deveria ter alertado os empregadores das consequências que poderiam existir, se o empregador persistisse com essa ideia, o contador deveria ter renunciado às suas funções.

O contador do caso citado teve um comportamento totalmente contrário ao que se pede de um profissional contábil, e terá que arcar com as consequências. Segundo o Art.12º uma penalidade deverá ser aplicada, e no caso desse contador a penalidade aplicada será censura pública.

3 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O comportamento organizacional é o comportamento humano no local de trabalho, a influência mútua entre as pessoas e a organização, cujo objetivo é explicar, prever e controlar o comportamento. Para um maior entendimento, vamos decompor o comportamento em três situações:

Comportamento individual - refere-se às reações intrínsecas ao indivíduo e seus procedimentos no contexto organizacional.

Comportamento grupal - refere-se às reações dos indivíduos que compõem um grupo.

Comportamento organizacional: refere-se às dinâmicas das organizações e de como os indivíduos e os grupos se comportam dentro dela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com