TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CREA MG

Pesquisas Acadêmicas: CREA MG. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO:

1 INTROCUÇÃO .................................................................................................... 4

2 CREA – MG ......................................................................................................... 5

2.1 Missão, Visão, Valores e Estrutura .................................................................... 5

2.2 Fiscalização e Objetivos ...................................................................................... 6

2.3 Importância de ser um profissional registrado no CREA ................................... 7

CONCLUSÃO ......................................................................................................... 8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................. 9

INTRODUÇÃO:

O CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) é uma instituição que fiscaliza e regulamenta a atividade do profissional de engenharia, agronomia, geografia e meteorologia e geologia, tanto técnico ou superior. Conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966, a missão do Conselho é através de sua fiscalização, garanta a sociedade que à frente dos empreendimentos das áreas regulamentadas pelo conselho existam profissionais legalmente habilitados para elaborar todos os projetos e estudos necessários para a execução de sua atividade.

CREA-MG

O CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) é uma autarquia federal que regulariza e monitora a atividade dos profissionais de engenharia, geografia e meteorologia, agronomia, que sejam de nível técnico ou superior.

Ao longo de seus mais de 75 anos, o CREA, vem assegurando oportunidades aos profissionais legalmente habilitados, impedindo assim a atuação de laicos. Essa atuação se reflete na sociedade de forma que a assegura de ter profissionais qualificados e capacitados para o exercício de suas profissões.

O Conselho Regional tem como autoridade máxima uma assembleia composta por representantes de classe e de instituições de ensino.

Missão

Defender os interesses humanos e sociais, promovendo a valorização do profissional, o desenvolvimento sustentável e a excelência do exercício das tarefas profissionais.

Valores

Valorização do profissional e de suas funções aliado a ética, o comprometimento e a participação social.

Visão

Se tornar referencia até 2014 na assistência ao público, na fiscalização e valorização dos profissionais reconhecidos e empresas.

Estrutura básica

Com uma estrutura básica para a criação de condições de desempenho integrado das finalidades do Conselho Regional, tendo como decisão os assuntos relacionados às competências do Conselho, obedecendo a legislação vigente, é composta por órgãos de caráter decisório ou executivo, correspondendo:

I – Plenário (presidente e conselheiros regionais)

II – Câmaras Especializadas

III – Presidência

IV – Diretoria; e

V – Inspetorias

Fiscalização

Fiscalizar o exercício profissional nas áreas da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, tanto de nível superior, quanto de nível técnico de segundo grau, no Estado de Minas, é a função do Crea-Minas.

Se, em princípio, fiscalização parece uma atividade constrangedora e invasiva, no caso dos Creas, ela é absolutamente necessária e beneficia tanto os profissionais fiscalizados, quanto a sociedade que utiliza esses serviços.

Ao efetuar a fiscalização do exercício profissional, os Creas impedem a atuação de leigos. Isto significa a garantia do mercado de trabalho para os profissionais legalmente habilitados e para a comunidade, a atuação do Crea significa segurança para sociedade nas obras e serviços prestados.

Neste contexto, as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com