TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRIANDO VALOR COM PRODUTOS E SERVIÇOS

Por:   •  21/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

INSPER -  INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E PESQUISA  

CMM 29 -  CERTIFICATE IN MARKETING MANAGEMENT

CRIANDO VALOR COM PRODUTOS E SERVIÇOS

Cássio de Carvalho Scozzafave – atividade ARTIGO 02

Um dos conceitos mais inegáveis e difundidos do marketing é o famoso 4P´s: produto, praça, promoção e preço. Parece pouco provável, contudo anos depois de sua “descoberta” muitas empresas ainda enfrentam problemas graves na tentativa de integrar estes 4 pilares e entregar uma solução coesa ao público alvo. Este tema, abordado de forma objetiva e rasa, é exemplificado pelo desalinhamento entre o valor da marca (branding) com o serviço ou produto entregável.

 O resultado deste quadro é muito perigoso para a empresa, em outras palavras, quando o produto não sustenta o conceito e benefícios abordados pela Comunicação, a receita recorrente é corroída pelos frequentes cancelamentos oriundos de clientes descontentes. Isto na prática é quando o cliente contrata o serviço ou compra o produto, mas como a expectativa não é atendida, e a experiência inicial é prejudicada, o mesmo cancela ou devolve o produto.  Resultando assim, um esforço grande da empresa que é “vender” que, devido a tal inconsistência, não gera a contrapartida em receita esperada.

Um caso real que exemplifica tal quadro é a vinda do QFC para o Brasil. Mesmo com toda pesquisa de mercado, esta rede de Fast Food , nos últimos anos, tentou diversas vezes entrar no mercado brasileiro e so obteve certo sucesso em 2014. Vide análises de especialistas de posicionamento do mercado, além do público não conhecer a marca, a proposta de valor da mesma, abordado em seu plano de mídia, não era personificada em seu produto; ou seja, a expectativa que a comunicação gerou não era atendida pela experiência do produto. Sendo assim, o bom resultado só foi atingido quando o publico alvo foi melhor segmentado e a comunicação mais focada ao valor reconhecido pelo cliente.

De forma sucinta, vide fatos apresentados e informações apresentadas no artigo, é possível então recomendar que o composto de marca precisa vir de dentro para fora do produto, ou seja, deve nascer e ser pautada por valores primários do entregável do produto.  Pois qualquer outra construção e posicionamento de marca, ou será fadado ao fracasso ou a empresa terá que investir tempo e recurso muito maior do que o esperado.

 

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (294.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com