TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO E CUSTO DE OPORTUNIDADE

Por:   •  8/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.862 Palavras (8 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GESTÃO DE LOGÍSTICA

BRUNO RAMIRES DE CARVALHO R.A. D791BG-9

CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO E CUSTO DE OPORTUNIDADE

Economia e Mercado

POLO TATUAPÉ

2.020

BRUNO RAMIRES DE CARVALHO R.A. D791BG-9

CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO E CUSTO DE OPORTUNIDADE

Economia e Mercado

Dissertação apresentada ao Curso Gestão de Logística da Universidade Paulista – UNIP Curso Superior de Tecnologia, para obtenção de aprovação parcial na disciplina de Economia e Mercado.

ORIENTADOR: Prof.ª Me Cristiane A. A. Souza

SÃO PAULO/SP

2.020

Resumo

O presente trabalho expõe um estudo teórico para um entendimento da curva de possibilidades de produção, mostrando através da curva, as combinações de produto que a economia é capaz de produzir, evidenciando as combinações que são viáveis dados os recursos da economia e mostrando que na economia tudo tem um custo, a opção a ser abandonada para se obter outra coisa, representando o custo de oportunidade.

Palavras Chave: curva – produção – combinações – economia – custo – oportunidade.

Abstract

The present work presents a theoretical study for an understanding of the production possibilities curve, showing through the curve, the product combinations that the economy is capable of producing, showing the combinations that are viable given the economy's resources and showing that in the economy everything has a cost, the option to be abandoned to obtain something else, representing the opportunity cost.

Keywords: curve - production - combinations - economy - cost - opportunity.

Introdução

Os bens de consumo e serviços que temos disponíveis não são encontrados na natureza, sendo assim, usamos processos de produção/transformação para se ter a disposição. A produção se tem a partir de recursos e fatores produtivos, capital, trabalho (mão de obra), tecnologia, entretanto, sabe-se que estes como outros fatores, são escassos e devido a limitação dos mesmos, a sociedade tem que se dispor a escolher a quantidade de bens e serviços que irá produzir.

Tendo como objetivo utilizar o estudo teórico bibliográfico para demonstrar através do exemplo em um cenário hipotético, a produção de bolacha e leite e como a curva de oportunidades de produção se comporta.

Curva de Possibilidade de Produção

Em uma economia onde são produzidos milhares de produtos, existem diversas possibilidades de escolha. Pensando assim, uma empresa tem diversos produtos para produzir, porém ela escolhe apenas uma ou poucas variedades de produtos a serem produzidos, abrindo mão de produzir os demais, isso se chama Trade Off.

Quando se tem a necessidade de realizar uma escolha, haverá algo a ser ganhado e algo a ser perdido. Trade off é o custo de escolher uma determinada coisa, tendo de abrir mão de outra, sendo assim, a partir do momento que se escolhe produzir um determinado produto, se perde na produção do outro.

Para facilitar o entendimento, será aplicado o conceito em um cenário hipotético, onde em uma economia somente dois produtos são produzidos: Bolacha e Leite. Nesse cenário, a quantidade de recursos disponíveis é fixo e está sendo utilizado do modo mais eficiente possível. Se, por algum motivo, for desejável ou necessário aumentar a produção de um dos produtos, faltará recursos para produzir o outro produto.

O eixo vertical na Figura 1.1 mostra a produção de bolacha, e o eixo horizontal mostra a sua produção de leite. Vamos começar olhando os pontos extremos dos eixos. Primeiro suponha que o cenário hipotético, em um dia, empregue todos os recursos para a produção somente de bolachas, neste caso, foram produzidos 18 caixas de bolachas e 0 caixas de leite. Essa combinação de produção de bolachas e leite é representada pelo ponto A na Figura 1.1, a interseção vertical da curva de possibilidades de produção.

Agora suponhamos, o contrário, que seja empregado todos os recursos para produzir leite, neste caso, foram produzidos 4 caixas de leite e 0 caixas de bolacha. Essa combinação é representada pelo ponto E na Figura 1.1, a interseção horizontal da curva de possibilidades de produção.

Pensando na produção, em uma economia que usa o máximo de seus recursos fixos e tecnologia, os pontos restantes ao longo de sua curva de possibilidade de produção situam-se sobre a curva que une os pontos A-E.

Suponhamos, por exemplo, que seja produzido 17 caixas de bolacha, sendo ainda capaz de produzir 1 caixa de leite. Esse é o ponto B na Figura 1.1. Em outra possibilidade, se fosse produzido 14 caixas de bolacha, ainda seria capaz de produzir 2 caixas de leite. Esse é o ponto C na Figura 1.1. E alternativamente, sendo produzido 9 caixas de bolacha, a capacidade seria de 3 caixas de leite. Essa combinação alternativa é representada pelo ponto D na Figura 1.1.

A demarcação presente na Figura 1.1 mostra a curva de possibilidades de produção, onde cada ponto que forma a curva é uma combinação possível de bolacha e leite, em um cenário onde a economia usa o máximo de recursos e tecnologia disponíveis.

A curva de possibilidades de produção demonstra a ciência da escassez ou a ciência da escolha, uma característica essencial da economia, ela mostra a quantidade máxima de bens de consumo e serviços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com