TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custo de Oportunidade e Curva de Possibilidades de Produção

Por:   •  25/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

INSTITUTO DE CIENCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

GESTÃO EM MARKETING

Renan Silva Morais

Custos de oportunidade e curva de possibilidades de produção

São Paulo

2020

INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda assunto referente ao Custo de oportunidades, o custo para se produzir, e para oportunidades para exercer ou priorizar algo, assim saber avaliar situações diferentes de modo geral. Dando assim, atenção mais detalhada do que seria o Custo de oportunidade ao desenvolvimento do trabalho e como seria basicamente sua funcionalidade no mundo econômico.

 Ao decorrer também será abordado sobre Curva de possibilidade de produção que nada mais é que, ferramenta em que demonstra em formato gráfico, a capacidade de produção assim estando interligada a custo de oportunidades.

Custo de oportunidade e Curva de possibilidade na Produção

O custo de oportunidade é um conceito teórico que que viabiliza o custo daquilo que se deixa de fazer, quando é preciso fazer uma escolha.

O custo de oportunidade esta presente no dia a dia, pois a todo momento nos deparamos com escolhas, entre o que vamos fazer e deixar de fazer. Onde algumas decisões necessitam de planejamento, analisando o que você vai fazer com seu tempo e os seus recursos, comparadamente entre duas ou mais atividades, que você quer desempenhar versos a atividade que você desempenha melhor, assim arriscando se entre determinadas escolhas.

O custo seria basicamente custo (algo a perder) e a oportunidade (algo a ganhar. O custo de oportunidade para um economista seria diante de uma atividade que você estaria realizando agora e surgindo assim uma outra oportunidade de atividade, entretanto ser diferentes atividades fazendo você perder por um lado e ganhar pelo outro. Como os economistas falam seria um TRADE OFF uma escolha ente as coisas, onde se per oui ganha, portanto avaliar situações melhor e investir em atividades que beneficiam e seja produtivo.

Com base no livro Fundamentos da Economia 5º edição ,best seller em economia do Marco Antônio Sandoval de Vasconcellos,bacharel,mestre e doutor em Economia pela Faculdades de Economia , Administração e contabilidade da universidade de São Paulo (FEA\USP) Brasil.

´´A transferência dos fatores de produção de um bem X para produzir um bem Y implica um custo de oportunidade, que é igual ao sacrifício de se deixar de produzir parte do bem X para se produzir mais do bem Y. O custo de oportunidade também é chamado de custo alternativo por representar o custo da produção sacrificada. É de se esperar que os custos de oportunidades sejam crescentes, uma vez que , aumentamos a produção de determinado bem, os fatores de produção transferidos dos outros produtos se tornam cada vez menos aptos para a nova finalidade, ou seja, a transferência vai ficando cada vez mais difícil e onerosa e o grau de sacrifício vai aumentando. Isto é, os fatores de produção e não são completamente adaptáveis a outros usos. Por sua vez, também será importante estimar o aumento de receitas (benefícios) que a venda desse produto significara para a empresa. Assim, se os recursos superam os benefícios adicionais, sua decisão devera ser não lançar o produto, e vice-versa , se a relação ao custo beneficio for positiva. Esse tipo de analise configura o que se chama de analise de viabilidade econômica de um projeto, uma das principais aplicações praticas de abordagem de custo beneficio que caracteriza a ciência econômica.´´

A curva de possibilidade de produção ilustra graficamente como a escassez de factores de produção cria um limite para a capacidade produtiva de uma empresa, ou sociedade . Referindo-se o que produzir? Para quem ? Como? E basicamente avaliar se teria condições aos recursos escassos, disponibilidade de recursos, tecnologia constante e curto prazo, e ter eficiência técnica ao deixar de produzir algo para começar a produzir em outro, abrindo mão de uma coisa para produzir, e ganhando em outra sendo assim um custo de oportunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com