TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cenário econômico e recursos produtivos da Laticínios Mais Vida LTDA

Pesquisas Acadêmicas: Cenário econômico e recursos produtivos da Laticínios Mais Vida LTDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.511 Palavras (11 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Economia e Modelos de Gestão 4

2.1.1 Apresentação da Empresa 4

2.1.2 Cenário Econômico e Recursos Produtivos 4

2.1.3 Planejamento 6

2.1.4 Funções da Administração 6

2.1.5 Áreas Funcionais que a Empresa está Estruturada 6

2.1.6 Níveis de Planejamento na Organização 7

2.2 Ética, Política e Sociedade 8

2.2.1 Código de Ética que regulamenta as ações da Empresa 8

2.2.2 Princípios Éticos que norteiam a Empresa 8

2.3 Relações Interpessoais 9

2.3.1 Modelo de comunicação Empresarial 9

2.3.2 Principal Competência Individual para atuação na Empresa 9

2.4 Tecnologia e Desenvolvimento Humano 10

2.4.1 Programas e Aplicativos instalados e funcionando na Empresa 10

2.4.2 Benefícios percebidos pela Empresa na utilização dos Aplicativos 10

2.4.3 Avaliação do grau de conhecimento dos colaboradores 11

2.4.4 Atualização e Manutenção de cadastro de funcionários e candidatos/ Sistema de Avaliação, Comunicação e Capacitação 11

3 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

ANEXOS 14

ESTRUTURA FÍSICA DA EMPRESA – Registro Fotográfico 15

1 INTRODUÇÃO

O referido Trabalho apresentará a empresa Laticínio Mais Vida LTDA. conhecendo seus conceitos e aspectos relacionados ao mercado com base em sua localização, descrevendo sua estratégia operacional, ressaltando seus principais produtos.

Também abordará suas áreas funcionais, de produção, de oferta, demanda o período que a empresa vem enfrentando com a importação de laticínios no Brasil acompanhando os índices econômicos. Mesmo assim não deixa de produzir em grande escala traçando metas para atingir objetivos. Verá também que o planejamento não esta relacionado somente com o presente, mas principalmente com o futuro.

Mostrará como a empresa que não tem um código de ética estabelecido consegue se destacar em meio a globalização.

Será abordado o método tecnológico de comunicação com o funcionário por meio de E-mail através da Intranet, programas e aplicativos que ajudam a gerir melhor as informações passada aos colaboradores avaliando assim o grau de informação dos funcionários.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ECONOMIA E MODELOS DE GESTÃO

2.1.1 Apresentação da Empresa

Empresa Laticínios Mais Vida LTDA., localizada no município de Itabela no Extremo Sul da Bahia, cidade esta com aproximadamente 29.353 habitantes. Tem hoje empregados 73 pessoas da cidade acima citada, tendo na recepção e pasteurização 34 (trinta e quatro) funcionários homens e 2 (duas) mulheres. No setor administrativo 9 (nove) homens e 4 (quatro) mulheres, (recepção, faturamento, diretoria, financeiro e contábil) e 5 (cinco) vendedores. E com transporte terceirizado.

Foi escolhida para se estabelecer devido à necessidade de leite in natura pasteurizado (ensacado). Quando foi fundado o laticínio não faltava matéria prima (o leite). Mas hoje em dia este produto aqui na região está escasso devido a necessidade do aumento da produção de derivados do leite, pois não tem bacia leiteira e mão de obra qualificada. Mas em contrapartida tem uma fase de constantes ajustes e reajustes cujo alvo é a meta do desenvolvimento global.

2.1.2 Cenário Econômico e Recursos Produtivos

A empresa vem atravessando um período difícil, pois o Governo abriu a importação de produtos concorrentes. Produtos estes que recebem subsídios e incentivos fiscais em seus países de origem diminuindo o custo de produção e alavancando as vendas no mercado interno brasileiro, devido a isso o valor final do produto fabricado aqui sai mais alto, mas nem tudo esta perdido surge uma nova perspectiva devido ao aumento das vendas dos fermentados que são: Iogurtes e bebidas Lácteas estão em alta, em função de uma melhor distribuição de renda entre as classes menos favorecidas, beneficiadas pelos programas sociais do governo, principalmente da região Nordeste do Brasil, sendo assim é importante medir a importância econômica acompanhando os principais índices econômicos.

O maior problema que a empresa enfrenta é a falta de credito com os bancos, pelo fato de não ter alvará de licença ambiental fornecido pela prefeitura da cidade, com isso não tem como pegar empréstimos com juros baixos, mesmo assim a empresa teve seu espaço físico ampliado que facilitou a entrada do SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção), sendo a primeira indústria do Nordeste e a segunda do Brasil habilitada a vender seus produtos para outros estados do país.

“A implantação do SISBI traz muitos benefícios, além da possibilidade de ampliação do mercado. O município gera mais emprego e renda e o consumidor tem um alimento de qualidade e mais seguro à mesa”, disse o diretor-geral da ADAB, Paulo Emílio. Ele informou ainda que será dado seguimento às auditorias e procedimentos para incluir indústrias baianas de leite, principalmente estabelecimentos caracterizados pela agricultura familiar. (Segundo a SECOM/Secretaria de Comunicação Social)

O mercado do leite e derivados depende de vários fatores, tais como: população, crescimento demográfico, poder aquisitivo, hábito dos consumidores, qualidade e preço dos produtos ofertados no mercado, com isso o Laticínios Mais Vida LTDA. Tem como estratégia de venda fornecer a qualquer custo produtos de qualidade e para alcançar esta meta, por isso todo o produto é feito internamente para que os preços sejam compatíveis com outras marcas.

É coletado 35.000 litros de leite por dia distribuído em toda a produção. Os queijos são estocados e todos os produtos perecíveis são fabricados de acordo com a demanda.

Seus principais Produtos são:

-Leite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com