TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Atuárias

Por:   •  24/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.549 Palavras (7 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Entendemos que existem conceitos de rendas, que são importantes para compreender como são calculados os planos de previdência privada.

O seguro dotal são prêmios pagas durante o período de tempo estipulado no contrato e a indenização será somente devida se ocorrer a sobrevivência do segurado, com o auxílio da tábua de comuação, modelo CSO 058.

As rendas atuariais são modalidades para o pagamento do seguro, como vitalício, temporário, imediata, diferida, postecipada e antecipada.

TEMA:

Conceito de Rendas aplicado ao Seguro e às atividades atuariais.

Esta atividade é importante para que você entenda como são calculados planos de previdência privada.

PASSO 1

Ler atentamente o capítulo 21 do livro texto da disciplina e adensar seus conhecimentos sobre o assunto.

Em no máximo duas páginas resumir o que entendeu do tema e anexar ao relatório final deste Desafio.

Seguro Dotal

São prêmios pagos durante o período de tempo estipulado no contrato e a indenização será somente devida se ocorrer a sobrevivência do segurado.

A apuração de cálculos do prêmio é baseada em fórmulas e com auxílio da Tábua de Comutação, modelo CSO 58 – Taxa de mortalidade, para estipular o valor e/ou período de recebimento.

Onde:

Tempo/Anos: n

Rendas Anuais: R

Importância Segurada: IS

Prêmio Único e Puro: PUP

Idade atual do segurado: Dx

Idade do segurado no prazo futuro: Dx+n

A formula abaixo representa o quanto uma pessoa de idade “x” deve pagar de prêmio “PUP”, a fim de receber uma quantia “IS”, quando completar a idade “Dx”. Logo,

Supondo que uma pessoa de 35 anos faça um Seguro Dotal no valor de R$ 60.000,00 a ser recebido quando completar 75 anos. Qual será o prêmio único e puro (PUP), sabendo-se que a Tábua de Comutação é a CSO-58 – 6% ao ano?

nEx = DX+n / DX * IS;

40E30 = D35+40 / D35 * IS;

PUP = D70 / D35 * IS;

Rendas Anuais

Vitalícia: Renda que surge a partir do seu início deverá ser paga até o falecimento, ou seja, será paga em decorrer em toda vida do segurado,

Temporária: Renda que a partir do seu início deverá ser paga apenas durante certo espaço de tempo, ou seja, estipulação de uma renda temporária pré-determinado e

Imediata: Renda cujo pagamento se inicia imediatamente.

E, além dos prazos para as rendas, existem os tipos de rendas.

Diferida: Renda cujo pagamento se inicia depois de decorrido certo espaço de tempo, exemplo: a renda será calculada a partir de um determinado mês que o segurado estipular e a partir de então será o prazo de deferimento (estimado),

Postecipada: Renda cujo valor incide no final de cada período e

Antecipada: Renda cujo valor incide no início de cada período.

Assim sendo, cada tipo de renda, existe uma fórmula específica para cada tipo de prêmio.

Utilizando o mesmo raciocínio para os outros tipos de rendas, temos:

A fórmula para

Renda Vitalícia Imediata Postecipada:

P = Nx + 1 * R

Dx

Exemplo:

Neste caso é utilizada quando se deseja calcular quanto uma pessoa de idade “X” deve pagar de prêmio “P” a fim de receber rendas “R” imediatamente a partir da idade “X”, ao final de cada período e enquanto viver a partir dessa idade “X”.

Dentro do raciocínio de rendas Postecipadas, também temos a opção:

Renda Temporária Imediata Postecipada

P = Nx + 1 – Nx + n +1 * R

Dx

É utilizada quando se deseja calcular quanto uma pessoa de idade “X” deve pagar de prêmio “P” a fim de receber rendas “R” imediatamente a partir da idade “X”, ao final de cada período, mas somente durante o espaço de tempo “x+n”.

Renda Vitalícia Diferida Postecipada

P = Nx + m + 1 * R

Dx

É utilizada quando se deseja calcular quanto uma pessoa de idade “X” deve pagar de prêmio “P” a fim de receber rendas “R” depois de transcorrido o espaço de tempo “x+m”, ao final de cada período e enquanto viver a partir dessa idade “x+m”.

Renda Temporária Diferida Postecipada

P = Nx + m + 1 – Nx + m + n +1 * R

Dx

É utilizada quando se deseja calcular quanto uma pessoa de idade “x” deve pagar de prêmio “P” a fim de receber rendas “R” depois de transcorrido o espaço de tempo “x+m”, ao final de cada período, mas somente durante o espaço de tempo “x+m+n”

PASSO 2

Aprimorar ainda mais os conhecimentos sobre seguros dotais lendo atentamente o artigo

Uma das necessidades mais básica dos indivíduos dentro da nossa sociedade é a de auferir renda para sustento seu e de sua família. Essa renda é aferida como pagamento pelo seu esforço destinado em seu trabalho, seja ele autónomo, empregado ou empresário. Porém, alguns fatores podem tirar desse indivíduo a capacidade para o trabalho, mesmo que temporária, como problemas de saúde, invalidez,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com