TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência econômica

Projeto de pesquisa: Ciência econômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.583 Palavras (15 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 15

RESUMO

Criados em 1885, os óculos solares tornaram-se acessório sofisticado, tanto para homens quanto para mulheres, a partir dos anos 30. Foram popularizados por galãs e atrizes de cinema. Hoje movimentam milhões em negócios.

A cada ano que se passa o mercado vem crescendo e atraindo novos empreendedores para esse tipo de comércio. Um fator de estímulo à expansão das vendas é que os óculos sob prescrição médica, antigamente um sinônimo de incômodo, acabaram virando acessório de moda. Sem contar que nos últimos anos, as grifes mais famosas do mundo tornaram-se acessíveis aos pequenos comerciantes brasileiros, por meio de grandes distribuidores. E todas elas lançam constantemente novidades com materiais cada vez mais leves, bonitos e resistentes.

O setor varejista de produtos óticos no Brasil é um setor que apresenta profundas transformações nos últimos anos, tornando-se cada vez mais competitivo e moderno. O setor, que já conviveu com altas taxas de inflação, vem aumentando e articulando um novo leque de estratégias competitivas que não estão voltadas apenas para a redução de preços e custos. As óticas brasileiras vêm buscando aumentar sua abrangência regional, ao disseminar lojas especializadas e aumentar a presença de grupos e cadeias em nível nacional.

Palavra-chave: Economia. Mercado Varejista

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de analisar e identificar potencialidades e dificuldades no ambiente interno e externo das empresas incluídas como comércio varejista no ramo óptico do município de Sorocaba, devido ao seu grande crescimento nos últimos 4 anos e que também abrangem tanto a área de saúde como o comércio. Pesquisamos e analisamos as principais empresas no ramo ótico do município de Sorocaba (Óticas Diniz, Óticas Carol e GoldenMix) que trabalham com franquia, e as óticas tradicionais (Casas dos Óculos com mais de 50 anos) e a Ótica Pioli ( no ramo desde 1981 ).

“Ótica é um bom negócio, mas nosso produto não é uma mercadoria comum. Não é como vender uma roupa. Orientamos nossos vendedores que interferimos na saúde de nossos clientes quando não vendemos um produto de qualidade ou de grau errado”, observa Cunha.

A ECONOMIA

A economia tem origem no grego “oikonomía” que significa a administração da casa, do Estado. É uma ciência social por analisar os resultados do comportamento das pessoas, empresas e governo a partir de acontecimentos econômicos.

Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida.

Economia Capitalista é a organização das atividades econômicas por meio do mercado, baseada na propriedade privada e na qual a grande maioria das transações é mediada pelo dinheiro.

A Ciência Econômica é uma ciência social, que estuda o funcionamento da Economia Capitalista, sob o pressuposto do comportamento racional do homem econômico, ou seja, da busca da alocação eficiente dos recursos escassos entre inúmeros fins alternativos. Nesse sentido, a Ciência Econômica visa compreender como a Economia resolve os três problemas econômicos básicos: 1) O quê e quanto produzir? 2) Como produzir? e 3) Para quem produzir? Ou seja, o estudo da eficiência e da equidade. Contudo, no mundo contemporâneo, a sustentabilidade da produção para as gerações futuras se impõem como um quarto problema econômico básico, exigindo que se repense o crescimento econômico e o próprio sentido coletivo do consumo em permanente expansão sem propiciar um verdadeiro bem-estar às sociedade humanas.

Adicionalmente, não se pode desprezar o fato de que a Ciência Econômica é Multidisciplinar, na medida em que estuda a produção e consumo da imensa variedade de bens e serviços existentes, os quais envolvem concepções e determinantes inerentes a outras ciências, como as da Agronomia, da Engenharia, do Trabalho, da Educação, da Saúde, da Nutrição, da Política, entre tantas outras.

MERCADO ÓTICO

O segmento ótico está em franco crescimento, com cerca de 30 mil pontos de vendas no território nacional. Nos últimos 4 anos ( 2006/2010) a região que mais alavancou com as vendas foi a região Centro-Oeste, tendo um crescimento médio de 24,4%. Esse crescimento dependeu diretamente dos níveis de emprego e de renda da região, onde esses consumidores ampliaram e sofisticaram sua cesta de consumo de bens e serviços. De acordo com a pesquisa feita pela empresa Deloitte, juntamente com os dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa ( ABEP), a renda média cresceu 19% entre 2005 e 2008. As classes A e B teve um crescimento de 14,6%, já as classes mais baixas teve um crescimento de 18% à 21%, aumentando assim o interesse dos varejistas.

Fonte: Deloitte Brazil Research

Fonte: IBGE

A combinação de taxas de crédito mais acessíveis, controle de preços e crescimento econômico foram fundamentais para a elevação da renda no Brasil. Esse movimento, no entanto, não seria completo se não fosse introduzida a evolução e o impacto das políticas de inclusão social praticadas pelo Governo Federal, que não só contribuíram de forma multiplicadora para o crescimento da economia como também para a sustentabilidade desse crescimento.

As óticas estão apostando cada vez mais no aperfeiçoamento para atender as necessidades e desejos dos consumidores que buscam não apenas um produto com qualidade, com um bom atendimento, ambientes agradáveis, ótimos preços, condições de pagamentos e variedade em produtos. Esse segmento movimenta hoje no país cerca de R$ 19,5 bilhões/ano. E com a Copa do Mundo da FIFA 2014, ajuda a potencializar a tendência de marcas internacionais.

Esse público é heterogêneo. Quando se refere a óculos corretivos, existe certa predominância de clientes que já estejam acima dos 40 anos, pois esse é o período da vida quando a necessidade de “óculos de leitura” começa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com