TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classe C a nova classe média brasileira

Por:   •  3/3/2016  •  Dissertação  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 3

 Classe C a nova classe média brasileira

Em meio às transformações econômicas, uma grande parte da população saiu da pobreza e passou a integrar plenamente o universo de consumo formando uma nova classe média que se tornou protagonista de um mercado interno crescente.

As famílias que fazem parte da chamada “classe c” estão em pleno crescimento econômico, podemos observar este crescimento até mesmo em nossas casas, de familiares, amigos e conhecidos. Antes as pessoas não tinham condições econômicas para comprar artigos considerados caros, já hoje em dia as condições mudaram, fazendo com que estas pessoas com mais dinheiro no bolso, passam a comprar cada vez mais. Isto obviamente se deve também ao mais fácil acesso ao estudo, que antes era difícil e caro adquirir um estudo de qualidade no Brasil.

A renda per capta familiar é toda renda da família dividida por pessoa, ela é a média da renda dos brasileiros. Comparado com o resto do mundo, exceto os Estados Unidos, pois não temos parâmetro para tal comparação, a classe média brasileira vem sendo crescente para uma nova classe média alta.

As famílias brasileiras da classe C em sua grande maioria movimentam seu dinheiro em contas bancarias isso graças ao aumento do emprego formal, ou seja, com um emprego formal e com conta no banco essas pessoas passam a  utilizar o crédito, que lhe dão maior poder de compra.

O consumo para essa nova classe tem oscilado positivamente ao longo dos anos, “poder oferecer”, “o prato cheio” a “fartura” são valores simbólicos que concretizam a melhora da qualidade de vida, também pode significar inclusão, pertencimento, sair do universo de restrições, oportunidade, investimento, satisfação das necessidades e sensação imediata de prazer.

Esta nova classe esta disposta a pagar mais caro pelo produto desejado para tê-lo naquele momento, fazem crediário e pagam em longo prazo, sem se importar com o valor final (juros).

Consumir também pode ser um investimento para o desenvolvimento da família, como uma mãe que compra um computador para o filho, para que tenha finalmente a chance de ter o primeiro doutor na família.

Para a classe C consumo e consumismo são conceitos diferentes. No consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário, já no consumismo às pessoas gastam em produtos supérfluos, compulsivamente o que tem curiosidade de experimentar devido a propagandas, apenas para atender a vontade de comprar.

Com o avanço da economia brasileira tivemos também um avanço na autoestima do cidadão, que passam a ter orgulho das coisas feitas no país, outra mudança que temos observado no padrão de consumo dessa nova classe é uma mudança na cesta de compras, que comparando com as classes A e B, não há praticamente nenhuma diferença.

Os brasileiros estão mais abertos a experimentação de marcas, isso significa uma oportunidade para pequenas marcas regionais que querem crescer no mercado, também representa um desafio para marcas lideres que terão que inovar para manter a fidelidade do consumidor brasileiro.

A lógica da reciprocidade que orienta o pensamento dessa classe média, que passa a experimentar mais, a arriscar cada vez mais, faz com que o boca a boca seja mais forte, por isso, consumidores dessa classe tem o habito de falar bem, ou mal, das mercadorias que compram ou consomem.

Se essa nova classe tivesse um rosto, seria negro, feminino e jovem;

Os negros foram protagonistas dessa nova classe média, hoje foram os principais beneficiados pelo crescimento da economia brasileira.

As mulheres também exerceram um papel fundamental, são mais escolarizadas do que homens da mesma classe, chefiam mais famílias do que as mulheres da elite, contribuem mais para a renda familiar, administram o orçamento domestico e decidem  a maior parte dos gastos e compras da família. Já os jovens contribuem mais com a renda da casa dos que os jovens da elite.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (82.4 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com