TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como surgiu a OMC e quais suas principais características

Artigo: Como surgiu a OMC e quais suas principais características. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Artigo  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE FOI O GATT?

O GATT (sigla em inglês para Acordo Geral de Tarifas e Comércio) foi firmado em 1947 para diminuir as tarifas que eram impostas pelos líderes: Estados Unidos e Inglaterra, no período pós-guerra. Além desses dois países, nos demais o GATT também foi aplicado para estabelecer regras comerciais entre as nações com o intuito de diminuir as injustiças das negociações entre os países. Esse acordo permaneceu por 47 anos, ele era o único instrumento multilateral com normas de conduta comercial dos países no comércio internacional, até que ocorreu a criação da Organização Mundial do Comércio (OMC).

COMO SURGIU A OMC E QUAIS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS?

A OMC surgiu para fortalecer as condições comerciais entre os países, trazendo transparência para as negociações e protegendo os países signatários, incorporando o GATT e os novos acordos entre os comércios. Pode-se dizer também que a OMC é o órgão que controla as negociações comerciais internacionais e também soluciona os problemas que ocorrem pelas práticas injustas aplicadas pelos países. A OMC é regida por cinco princípios que devem ser seguidos pelos membros: o princípio da não discriminação, da previsibilidade, da concorrência leal, da proibição de restrições quantitativas e do tratamento especial e diferenciado para países em desenvolvimento.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CARVALHO, M. A.; SILVA, C. R. L. Economia internacional. 4.ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

LANZANA, Antonio E.T. [et al]; organizadores VASCONCELLOS, Marco A. S., LIMA, Miguel, SILBER, Simão. Gestão de negócios internacionais. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

SILVA, C. F. Do GATT À OMC: o que mudou, como funciona e perspectivas para o sistema multilateral de comércio. Universitas – Relações Internacionais, Brasília, v. 2, n. 2, p. 109-125, 2004. Disponível em: <https://docs.google.com/a/aesapar.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0Bw8CCvz2usXjNDhjY2YzZmUtYTM1ZC00YTM2LTk2NGUtNjgxOTBjMGRmOGQ2&hl=pt_BR.> Acesso em: 13 abril de 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com