TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreensão e aplicação do conceito de logística nas empresas

Artigo: Compreensão e aplicação do conceito de logística nas empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Artigo  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O ambiente competitivo atual em que as empresas estão inseridas tem a clara tendência de exigir dos participantes de cada mercado um nível de desempenho logístico cada vez mais eficiente e eficaz como um fator crítico de sucesso de sobrevivência.

Os desafios enfrentados pela logística estão relacionados à explosão dos serviços ao cliente, compreensão do tempo, globalização da indústria e integração organizacional. Acrescentam a isso o desafio do entendimento e a aplicação do conceito da logística nas empresas.

Em um primeiro momento, serão apresentados alguns conceitos fundamentais

Sobre a estratégia Balanced Scorecard e Seis Sigmas como ampliar as possibilidades de se avaliar desempenho de cada empresa e de todo o sistema logístico com maior qualidade e precisão.

Finalmente, buscar e avaliar as vantagens que podem ser obtidas na aplicação do conjunto das idéias propostas, sua efetividade e importância no crescimento e desenvolvimento da logística empresarial.

Balanced Scorecard

Robert Kaplan e David Norton, ambos Professores da Harvard Business School desenvolveram, em 1992, uma nova ferramenta de gestão denominada Balanced Scorecard. Esta nova ferramenta de gestão avalia o desempenho da organização no seu todo, Com o objetivo de criar um sistema de avaliação adaptado à realidade dos dias de hoje.

Os sistemas de avaliação utilizados naquela altura tinham por base a observação e avaliação dos dados históricos das empresas (vendas, custos, lucros, etc.).

Kaplan e Norton ficaram tão famosos pela capacidade de mensurar a cadeia de criação de valor em empresas de capital intelectual intensivo tais como: Bancos, Empresas de Tecnologia, saúde, etc, diferente dos atuais controles contábil e financeiro que atendem primariamente a área industrial onde investimento é medido em grande parte pela compra de ativos tangíveis isto é, uma maquina a mais representa mais produção e consequentemente mais geração de riqueza.

O BSC é um sistema de gestão que permite que as empresas tenham uma visão estratégica e que coloquem o objetivo estratégico no trabalho diário de todos os colaboradores da empresa.

Podemos conceituar o BSC, como um método que desenha e acompanha a estratégia de uma organização por meio de um conjunto balanceado de indicadores estratégicos quantitativos encadeados por uma relação de causa-efeito (criação de valor), ou seja, estamos falando de medição, indicadores, números, fatos e porque não, estatísticas.

Seis Sigmas

Seis Sigmas possui diversos significados. Em termos gerais, é muito mais uma estratégia de negócios do que apenas algo associado aos conceitos de qualidade. Para as empresas pioneiras, Seis Sigma é parte da estratégia corporativa dos negócios. é hoje, sem dúvida, uma das mais importantes metodologias para o melhoramento e crescimento dos negócios.

Altos Executivos (que não são facilmente seduzidos por modismos) reconhecem que o Seis Sigma é um método "de peso" que se traduz em diminuição de custos, aumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com