TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito da inflação

Artigo: Conceito da inflação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Artigo  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 4

INFLAÇÃO

Conceito da inflação abrange várias etapas na história mundial, tendo em vista que o mesmo começou a partir do século XV, da teoria de formação da mentalidade capitalista, ou seja, valor de uso e valor de troca quando os produtos deixaram de ser apenas para consumo, transformando-se em moeda de troca; o importante nesta época da Idea do dinheiro surgiu o conceito do valor.

Com evolução da mentalidade capitalista surge a busca por enriquecimento das Nações Europeias, Portugal, Espanha, Inglaterra e Holanda, que passaram a buscar por produtos no espaço internacional precisamente no Oriente – Médias sendo as especiarias, seda, papel e a pólvora assim provocou o processo de colonização do continente americano.

A França, a partir da sua vastidão territorial, dedicou-se a produção agrícola e rural e desenvolvendo assim as primeiras conformações calculiticas de natureza econômicas internas.

Visto que as necessidades de produções em grande escala, pequenos agricultores passaram a produzir matéria- prima para fabricação de produtos tais como, vestuários, alimentos, laticínios para a grande população que se formou neste período surgindo as primeiras fábricas.

Já a Inglaterra, detentora de potencial industrial, em 1680, e nos Estados Unidos a partir 1776, desenvolveu a produção industrial a partir da energia elétrica com máquinas e equipamentos, acelerando o processo de produção.

Com o aumento de produção aumentou a demanda de Mão de obra, com os operários passando a trabalhar com horários a cumprir e condições desumana, com a necessidade de melhores condições de trabalho surgiu o período da revolução industrial.

É importante ressaltar que com o fracasso da Europa em seu contexto (PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL) a sua capacidade industrial de produção o continente passou a depender dos Estados Unidos da América tornando-se a única grande potencia industrial capitalista.

No entanto a introdução para efeitos de pagamento internacionais eram feitos a base de ouro medindo o mais rico e o menos rico a partir da quantidade de ouro que possuíam em seus cofres, dando uma influencia em uma nova ordem econômica e financeira internacional, com efeito, o dólar passaria ser adotado como valor de pagamento e não como era feito em ouro.

Em 1971 após conferencia monetária os países de âmbitos financeiros inclusive filiados ao sistema ONU (Organizações das Nações Unidas) FMI (Fundo monetário internacional) WB (Banco Mundial) foram obrigados a fundarem seus bancos centrais para conversões e transações internacionais tais como importação e exportação para conversão da moeda local.

No Brasil a inflação deu inicio no período da escravidão, a partir de 1946, de acordo com dados do Ministério da Fazenda a media da inflação era de 6,78% ao ano e teve seu auge entre os anos de 1991 a 1993 na media de 764,20% ao ano. Período de transição de moedas, de Cruzeiro Real para o Real, chamado de URV, era uma moeda escritural, o que significa que ela não existia fisicamente, apenas nos balanços de empresas e documentos da época. Ela só foi substituída pelo Real em 1º de julho de 1994. Na equiparação das moedas, CR$ 2.750, o último valor da URV, tornou-se equivalente a R$ 1,00, o Banco Central informava o valor da URV diariamente, ou seja, não tinha controle de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com