TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de orçamento de negócios

Projeto de pesquisa: Conceitos de orçamento de negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.169 Palavras (17 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 17

RESUMO

Este trabalho é um Projeto Integrado Multidisciplinar IV que tem por objetivo inserir o aluno nas práticas gerenciais fundamentadas nos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, com caráter prático complementar do processo de ensino-aprendizagem. A realização deste Projeto Integrado Multidisciplinar permite o estudo de uma empresa com foco nas disciplinas Análise de Demonstrativo Financeiro, Dinâmica das Relações Interpessoais e Orçamento Empresarial.

ABSTRACT

This work is a Multidisciplinary Integrated Project that aims to IV place the students in the management practices based on theoretical knowledge acquired in the classroom, with additional practical character of the teaching-learning process. The completion of this Integrated Project Multidisciplinary allows the study of a company focused in the disciplines of Financial Statement Analysis, Dynamics of Interpersonal Relations and Corporate budget.

SUMÁRIO

1.0 INTRODUÇÃO_______________________________________________6

2.0 ORÇAMENTOEMPRESARIAL__________________________________ 7

3.0 ANALISE DE DEMONSTRAÇÃO FINANCEIRA____________________11

4.0 RELAÇÕES INTERPESSOAIS__________________________________16

5.0 DESCRIÇÃO DA EMPRESA___________________________________19

6.0 ANALISE E CONSIDERAÇÕES FINAIS __________________________21

7.0 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS______________________________22

8.0 ANEXOS___________________________________________________24

1.0 – INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo identificar os conceitos existentes sobre o orçamento empresarial, bem como suas subdivisões, os princípios da analise de demonstrações financeiras, e conceitos sobre relações interpessoais.

Após o levantamento de dados será realizado um estudo sobre as referências bibliográficas estudadas em uma empresa de que atua no ramo de indústria em máquinas de lavanderias industriais. Interligando os dados pesquisados com a realidade de uma empresa.

2.0 ORÇAMENTO EMPRESARIAL

O orçamento empresarial de acordo com Sobanski (1994) decorre da estratégia da empresa e elucida, com maior grau de detalhe os números e valores correspondentes aos dois instrumentos mais utilizados citados, através de um conjunto ordenado de quadros relativos a certas datas e ou intervalos futuros de tempo que integram e combinam os dados de vendas, produção, compras, estoques, custos, despesas, ativos e etc. Portanto, é o instrumento mais detalhado da administração que as quantificações das ações e resultados a curto prazo e sua estratégia, isto é, reflete os primeiros passos da empresa na direção de seus objetivos de longo prazo.

“O sistema orçamentário para Braga (1989, p.530) traduz em quantidades físicas e valores monetários, o desenvolvimento e os resultados de todos os planos de unidades operacionais e órgãos administrativos”.

Baseado em Moreira (1992) um o plano orçamentário consiste em um conjunto de planos, políticas que são definidas e quantificadas em resultados financeiros, que dão suporte ao administrador para conhecer qual, a priori, os resultados operacionais da empresa, e logo depois a execução e o monitoramento necessário, visa atingir os resultados planejados e corrigir os desvios encontrados na execução do planejamento.

Segundo Lemes Jr., Rigo, Cherobim (2002), o processo do orçamento empresarial se desenvolve através da exploração de vários dados projetados, interligados com o planejamento da empresa. São vários processos percorridos, e em cada um deles são avaliados os resultados obtidos. Com base nesses resultados, redefinem-se os objetivos e as projeções dos planos. Todos os resultados agrupados formam um plano financeiro.

O orçamento empresarial para Hoji (1999) é composto por doze orçamentos, para Figueiredo e Caggiano (1997) é composto por treze. Nesse trabalho será feita a junção do orçamento de estoque final e do custo do produto vendido em um tópico, e o orçamento dos financiamentos e investimentos em separado, estando todos totalmente interligados.

São eles: 1.Orçamento de Vendas; 2.Orçamento de Produção; 3.Orçamento de Consumo de matéria-prima; 4.Orçamento de Mão-de-Obra Direta; 5.Orçamento de Custos Indiretos de Fabricação; 6.Orçamento de Despesas Administrativas e de Vendas; 7.Orçamento do Estoque Final e do Custo do Produto Vendido; 8.Orçamento de Investimentos; 9. Orçamento dos Financiamentos; 10.Orçamento de Caixa; 11.Orçamento de Projeção de Demonstração de Resultados; 12. Projeção de Balanço Patrimonial.

Para Hoji (1999) o orçamento de vendas tem como objetivo principal determinar a necessidade e o valor dos produtos que serão vendidos, calcular os impostos com base nas estimativas de vendas, e analisar as vendas, que são as informações mais difíceis de se projetar, porque para isso é preciso saber como vão se comportar os concorrentes e saber qual o cenário econômico no futuro.

O orçamento de produção para Hoji (1999), Moreira (1992) e Welsch (1999) tem como função determinar quantos (níveis) produtos a empresa deverá produzir, co-relacionado-os com as vendas previstas, a capacidade de produção, sem deixar de considerar os estoques de produtos que já acabados e os que estão em elaboração.

De acordo com Hoji (1999) e Tung (1973), o orçamento de matérias-primas tem como função determinar quanto e qual será o valor das matérias-primas a consumir e quantas deverão ser compradas, para suportar o volume que foi planejado na produção do produto final, incluindo os impostos que devem ser pagos na hora das compras.

O orçamento de mão-de-obra direta, segundo Hoji (1999) e Sobanski (1994), tem a função de estimar a quantidade e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com