TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos econômicos básicos

Tese: Conceitos econômicos básicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Tese  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 4

DESENVOLVIMENTO

1 - Principais Conceitos Econômicos

Principais conceitos econômicos neste sentido estão subentendido duas questões principal para a compreensão da economia: por um lado a ideia de que os bens são insuficiente, ou seja, não existem em quantidade suficiente para satisfazer inteiramente todas as necessidades e desejos humanos; por outro lado a ideia de que a sociedade deve utilizar os recursos de que dispõe de uma forma adequado, ou seja, deve procurar formas de utilizar os seus recursos de forma a elevar ao maximo sua satisfação. Em outras palavras, a economia procura responder a três questões, as quais constituem os três problemas de qualquer organização econômica: o que, como e para quem.

O que produzir e em que quantidades? Quais os produtos e serviços deverão ser produzidos por forma a satisfazerem da melhor forma possível as necessecidades da sociedade.

Como devem os bens ser produzidos? Que tecnologias e método de produção empregar? Que matérias primas deverão ser utilizados para produzir determinado produto? Como maximizar a produção tendo em conta os recursos disponíveis?

Para quem são os bens produzidos? Como racionar pelos diferentes agentes económicos os ganho disponíveis? Quem deverá receber mais e quem deverá lucrar menos.

Da forma como as sociedades respondem as estas três questões resultam diferentes sistemas de organização económica - nos dois extremos podemos distinguir duas formas de organização económica alternativa:

Economias centralizadas ou de direção central - neste tipo de economias as principais decisões quanto ao quê, ao como e ao para quem devem ser produzidos os bens são tomadas pelo governo.

Economias de mercado - nestas economias é o próprio mercado (composto por quem oferece e por quem procura os bens) que decide a resposta às três questões que constituem os problemas de qualquer organização econômica.

Em tempo de crise tem que valorizar o trabalho e a produção, combater a especulação, aumentar a responsabilização, a todos os níveis, reforçar a disciplina, controlar melhor os gastos.

Tem que produzir, mas o governo tem que incentivar a população a consumir, isso não quer dizer que tem se endividar, o que não pode é todos pouparem, se isso acontecer, não há consumo, não havendo consumo não há produção, não havendo produção há desemprego.

2 - Cenário Econômico Brasileiro e Economia Global.

Considerando o cenário econômico mundial é visível que agitação financeiras vêm invariavelmente acontecendo, tais como quedas nas Bolsas de Valores em todo o mundo. Os abalos em questão, têm a razão de ser nas constatações sobre o agravamento da situação financeira dos grandes bancos, cujas ações sofreram quedas substanciais.

O sistema econômico é complexo e os resultados que produz dependem das escolhas realizadas pelos agentes econômicos. O estudo da economia fornece as ferramentas para, entre outras coisas, monitorar e acompanhar o desempenho do sistema. Várias questões têm sido formuladas, entre elas, uma parece despertar um interesse especial: será que a crise poderia ter sido prevista e evitada? As crises são acompanhadas ao longo dos anos e os sinais sobre eventuais problemas são emitidos permanentemente. Estes potenciais sinais precursores da crise são reconhecidos como tal, quando apresentam alterações significativas sobre o padrão esperado ou repetem o comportamento observado em crises antecedentes.

Não existem fórmulas perfeitas para resolver os problemas existentes ou futuros, gerados pela crise, mesmo com o estudo dos históricos anteriores, podemos evitar, mas uma vez a crise, os problemas procedem, mas há escolhas que visam o bem coletivo e outras que favoreçam indivíduos ou grupos, como as identificamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com