TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demanda

Pesquisas Acadêmicas: Demanda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  1.056 Visualizações

Página 1 de 3

Definição Demanda é a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido e acessível por um produto de mercado.

Como a demanda é o desejo ou necessidade apoiados pela capacidade e intenção de compra, ela somente ocorre se um consumidor tiver um desejo ou necessidade, se possuir condições financeiras para suprir sua necessidade ou desejo e se ele tiver intenção de satisfazê-los.

A lei da demanda afirma que a quantidade de demanda só aumenta conforme os preços de produtos ou mercadorias diminuam ou que a quantidade de demanda diminui conforme os preços aumentem. Por isso que uma vez que é possível desejar também é possível não adquirir um bem ou serviço.

A quantidade de um bem que os consumidores desejam e podem comprar é chamada de quantidade demandada, que depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor pela compra ou não de um bem ou serviço.

Obs: Ha Distinção entre demanda e quantidade demandada

Embora tendam a ser utilizados como sinônimos, esses termos têm significados diferentes. Por demanda entende-se toda a escala ou curva que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades. Por quantidade demandada devemos entender um ponto especifico da curva relacionando um preço a uma quantidade.

Então podemos dizer que, Sempre que damos prioridade para o consumo de alguma coisa que esta danificada por outra, estamos demonstrando um desejo. O desejo é a maneira específica na qual buscamos a satisfação de nossa necessidade.

Assim como o desejo dos comsumidores de comprar esta relacioando com o preço o desejo do fabricante em fornecer mercadorias também esta relacionado com preço. A lei da oferta A demanda sempre influencia a oferta, ou seja, é a demanda que determina o movimento da oferta. Por isso, para as empresas, além de identificar os desejos e as necessidades de seus consumidores, é muito importante identificar a demanda para um determinado produto ou serviço, pois é ela que vai dizer o quanto se comprará da oferta que a empresa disponibiliza no mercado. Isto é, quem e quantos são os consumidores que irão adquirir o produto ou serviço.

Ponto de equilíbrio

O equilíbrio ocorre quando a quantidade de produtos e serviços que os consumidores desejam comprar é exatamente igual a quantidade de produtos e/ou serviços que os produtores querem vender. Em outras palavras, não há excesso ou falta de demanda ou oferta. Existe coerência de desejos. Em mercados concorrenciais os mecanismos de preço tendem naturalmente ao equilíbrio

No mercado um produto encontra-se em equilíbrio quando as quantidades oferecidas desse produto são iguais às quantidade procuradas. O preço para o qual as quantidades oferecidas vão ser iguais às quantidades procuradas é o preço de equilíbrio. A quantidade de equilíbrio é a quantidade em que tanto a procura como a oferta são iguais. Quando a oferta é maior que a demanda, ocorre liquidação por parte das empresas como forma de reduzir seus estoques. Quando a demanda é maior que a oferta, as empresas aumentam a quantidade ofertada e, conseqüentemente, os preços dos produtos, fazendo assim com que a demanda diminua. Nesses dois casos, o objetivo da empresa é levar o mercado para o preço e quantidade de equilíbrio. Havendo igualdade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com