TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concepções e definições sobre ciência econômica

Pesquisas Acadêmicas: Concepções e definições sobre ciência econômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.427 Palavras (18 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 18

ECONOMIA POLÍTICA APLICADO AO DIREITO

PROF. Elexandra T. Pizzol

Email: etpizzol@intervip.com.br

PARA QUE ESDUDAR ECONOMIA

: A CIÊNCIA "ECONOMIA"

1. DEFINIÇÕES:

Nesta aula serão apresentadas definições de ECONOMIA, propondo destacar seu conteúdo enquanto ciência, sua relação com as demais ciências (política, história, geografia, matemática e estatística); seu objeto; métodos de investigação e a identificação dos problemas econômicos básicos.

1.1. PRIMEIRAS DEFINIÇÕES:

A primeira definição de economia foi utilizada por ARISTÓTOLES (384 a.C.), considerado o primeiro analista econômico. A Economia era a Ciência da administração da comunidade doméstica, a ciência do abastecimento, que trata da arte da aquisição. Sua própria etimologia nos oferece uma reflexão: OIKONOMIA, de OIKOS = CASA e NOMOS = LEI.

Com as mudanças no curso da história, as questões econômicas vão paulatinamente assumindo importância, principalmente no período pós-renascentista e com o desenvolvimento de novos Estados-Nações (França, Alemanha, Inglaterra, Portugal e posteriormente a descoberta da América). Dois fatores podem ser destacados desta nova fase: o alargamento das dimensões do mundo econômico e à consolidação da figura política do Estado-Nação. Neste sentido a ECONOMIA passa a ter nova definição: "seria um ramo do conhecimento essencialmente voltado para melhorar a administração do Estado, sob o objetivo central de promover seu fortalecimento. Portanto, atendia aos objetivos políticos do Estado.

1.2. DEFINIÇÕES CLÁSSICAS

A partir do século XVII, a ECONOMIA passa a ingressar em sua fase científica, os princípios fundamentais da economia foram reformulados por pensadores econômicos. As principais obras publicadas foram

a) 1758 - FRANÇOIS QUESNAY (Francês), o Tableau Economique (Quadro Econômico), tendo como fundamento que toda riqueza se extraía da natureza e a agricultura seria a única atividade geradora de excedentes. A vida econômica obedecia a leis naturais que deveriam ser respeitadas pelos governantes, como o direito à propriedade e a liberdade de ação segundo os interesses individuais de cada pessoa.

b) 1776 - ADAM SMITH (escocês), A Riqueza das Nações: Investigação sobre sua Natureza e suas Causas, que segundo o autor haveria uma "mão - invisível" responsável pela regulação da economia.

Essas duas obras representaram o passo inicial para que os pensadores econômicos dedicassem suas atenções aos estudos sobre a descoberta, análise dos princípios, teorias e leis que pudessem ser estabelecidas para os três compartimentos da atividade econômica: FORMAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E CONSUMO das riquezas. As definições da ECONOMIA fundamentaram-se nessa chamada trilogia teórica (formação, distribuição e consumo), os principais representantes foram: MALTHUS, LAW, STUART MILL, QUESNAY, CANTILLON, DAVID RICARDO E JEAN BAPTISTE SAY.

1.3. DEFINIÇÕES CONTEMPORÂNEAS:

As definições baseadas na trilogia teórica prevaleceram até as últimas décadas do século XIX, quando o teórico ALFREDO MARSHAL, em seu livro publicado em 1890 "Princípios de Economia", propôs uma nova definição: a ECONOMIA é a ciência que examina a parte da atividade individual e social essencialmente consagrada a atingir e utilizar as condições da escassez das nações, produzindo bens e serviços a fim de atender as ilimitadas necessidades das pessoas".

A definição de Marshall constitui uma divisória entre as definições clássicas e contemporâneas; os clássicos não se ocupavam com as causas e conseqüências das depressões, escassez e atraso econômico, já os contemporâneos atribuíam à ECONOMIA a análise das causas das prosperidades e recessão, examinando os problemas decorrentes da escassez em face às ilimitadas necessidades humanas e a investigação das condições necessárias para universalização do bem-estar dos povos.

O autor LIONEL ROBBINS, em sua obra em 1932, "Ensaios, Natureza e Significado da Ciência Econômica", incorporou definitivamente à nova definição da ECONOMIA o problema da e escassez, uma vez considerada as necessidades ilimitadas das pessoas. Definiu ECONOMIA: "como sendo a ciência que estuda as formas do comportamento humano, resultante da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos".

O autor PAUL SAMUELSON, definiu assim ECONOMIA: "é a ciência que se preocupa com o estudo das leis econômicas indicadoras do caminho que deve ser seguido para que seja mantida em nível elevado a produtividade, melhorando o padrão de vida das populações e empregados corretamente os recursos escassos".

A ECONOMIA passa a ser considerada a "Ciência da Escassez, e os teóricos contemporâneos observaram que, o atendimento a quaisquer objetivos de bem-estar e universalização do desenvolvimento econômico, dependeria, essencialmente, da melhor administração dos recursos escassos. Portanto, é o estudo da escassez e dos problemas dela decorrentes.

Na evolução das definições pode-se observar que a trilogia clássica (formação, distribuição e consumo das riquezas) foi contemporaneamente substituída pela dicotomia: recursos escassos e necessidades ilimitadas.

1.4. CONCEPÇÕES E DEFINIÇÕES SOBRE CIÊNCIA ECONÔMICA

O marco inicial da etapa científica da Teoria Econômica coincidiu com os grandes avanços da técnica e das ciências físicas e biológicas, nos séculos XVIII e XIX. Nesse notável período da evolução do conhecimento humano, a Economia construiu seu núcleo científico, estabeleceu sua área de ação e delimitou suas fronteiras com outras ciências sociais. A construção de seu núcleo científico fundamentou-se no enunciado de um apreciável volume leis econômicas, desenvolvidas a partir das concepções mecanicistas, organicistas e posteriormente humanas, através das quais os economistas procuraram interpretar os principais fenômenos da atividade econômica.

Os economistas do grupo Organicista pretendiam que o organismo econômico se comportasse como um órgão vivo. Os problemas de natureza econômica eram expostos numa terminologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com