TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conjuntura Economica

Ensaio: Conjuntura Economica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Ensaio  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÃO 1 (Valor: 1,5)

A leitura deste texto nos remete a um importante estudo microeconômico – Análise das Estruturas de Mercado. Das estruturas de mercado estudadas qual você acredita ser mais estimulada com o assunto central do texto? Comente sua resposta com base na teoria estudada. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

RESPOSTA - A estrutura de mercado que mais se encaixa é o Oligopólio , um exemplo da mesma o é a fusão da Sadia com a Perdigão. Apesar do Conselho Administrativo de Defesa Econômica tentar combater este modo de mercado e impedir que isso aconteça é dificil encontra uma outra saída para o pais a não ser aceitar as regras das grandes organizações. Atualmente a maioria da fatia do mercado está centrada em um numero pequeno de empresas contolando quase a totalidade do mercado. Outro exemplo são as companhias de cimento, atualmente no pais existem 3 que detém todo o mercado da construção civil. Além disso o forte bloqueio de entrada de concorrentes é grande, não permitindo que tenham acesso para entrar no mercado .

QUESTÃO 2 (Valor: 1,5)

Ainda no âmbito microeconômico, como você vislumbra vantagens e/ou desvantagens para o consumidor? Explique com base nas leis da oferta e procura. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

RESPOSTA - A desvantagem é gigantesca , existirá uma enorme concentração de capitais e produtos para poucos , o que cria um controle monopolista do mercado , na atual composição da economia existe um altissimo indice de consumo , o que é fantastico para as empresas pois podem forçar uma umento de preço sem que haja uma grande reclamação ou alguma outra alternativa pro consumidor , assim alcançando bem as leis da oferta e da procura , a vantagem está direcionada na redução de custos operacionais apenas .

QUESTÃO 3 (Valor: 1,5)

Falando agora em termos agregados, como esse assunto pode interferir no nível geral de preços da economia? Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

RESPOSTA - Levando as informações do texto de que muitas fusões ocorreram ao longo de 2013, dependendo do que teremos de concorrência, podemos ter um elevado aumento nos preços, pois se a demanda existe a oferta está centrada na mão de apenas um o preço ofertado será alto. É por isso que o governo submete as fusões ao CADE que vinculado ao Ministério da Justiça, pois o mesmo tem como objetivo orientar, fiscalizar prevenir e apurar os abusos de poder econômico e até mesmo repreendendo esta prática. É claro, que os preços tendem a elevar quando ocorre uma fusão, pois a livre concorrência fica reduzida.

QUESTÃO 4 (Valor: 1,5)

Agora é a vez de você correlacionar com a área de atuação do seu curso. Faça uma breve pesquisa e responda: o movimento relatado no texto ocorreu com a área de atuação do seu curso? Mesmo concluindo que não ocorreu ainda, você acredita ser positivo? Comente sua resposta. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

RESPOSTA- Fusões no mercado de TI acontecem praticamente todos os dias. As grandes fusões que ocorreram com a Google, com a Microsoft têm que ser levadas em conta, portanto a área

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com