TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conjuntura Economica

Por:   •  7/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÃO 1 (Valor: 1,5)

Emprego e crescimento econômico são variáveis macroeconômicas bastante interdependentes e, sem dúvida, interferem decisivamente nas decisões eleitorais. O texto revela um cenário de reduzida taxa de desemprego aliada a baixos níveis de crescimento econômico. Como esta combinação pode provocar pressão inflacionária caso o Governo deseje estimular um maior crescimento do PIB? Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

Resposta: Não há menor dúvida que emprego e crescimento econômico são variáveis macroeconômicas e que de forma voraz faz parte das decisões políticas eleitorais e muitas vezes até decidindo pleitos, como tem acontecido nos Estados Unidos. No Brasil não é diferente. Os dados estatísticos confere um péssimo desempenho da economia e reduzida taxa de desemprego, logo, o crescimento do PIB, ocasionará inflação aquecida e aumentará a taxa de desemprego, pois, haverá mais investimentos em papéis no mercado do que em mão de obra.

QUESTÃO 2 (Valor: 1,5)

O texto sugere que os preços de energia e combustíveis estariam “segurados artificialmente”. Explique o princípio de formação do preço de equilíbrio em um mercado de concorrência perfeita e conclua se o processo mencionado no texto condiz com esta teoria. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

Resposta: Na verdade entendo que os preços de energia e combustíveis não estão “segurados artificialmente”. O Brasil vive uma economia fantasiada, onde a espiral inflacionária já atinge ao patamar de 7%, o povo brasileiro é sempre quem paga a conta, principalmente, os custos adicionais na fatura da energia e no barril do petróleo, inadmite-se que um País que produz milhões e milhões de barris de Petróleo, principalmente depois do Pre-sal, importe este produto com valor superior ao custo interno. Por estas razões, nosso combustível é um dos mais elevados do mundo, fator que desequilibra nossa economia e desestabiliza nossa balança comercial, logo o processo do texto não condiz com a teoria, pois, trata-se de uma economia fantasiada. Com relação ao preço de equilíbrio em um mercado de concorrência, quando a demanda é pequena os preços são mais altos e à medida que a demanda aumenta os preços tendem a cair.

QUESTÃO 3 (Valor: 1,5)

O texto admite uma expectativa de inflação elevada em 2015 por conta do ajuste do Governo nessas tarifas de energia e combustíveis. Explique a diferença entre inflação de demanda e inflação de custos e indique qual das duas deverá ser estimulada neste contexto Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

Resposta: A inflação de demanda (quando a demanda é maior que a oferta)

representa a aspiral inflacionária de forma macro, ela atua num todo e a inflação de custos (quando o valor de algum produto aumenta por conta do aumento de algum componente dele é pontual, específica, atua por segmento. No contexto, entendemos ser passível de estímulo a economia de custos, pois, considerando o Brasil um País de uma extensão territorial gigantesca, bem como, das diferentes zonas geográficas que pode provocar desequilíbrio econômico em regiões – desequilíbrio sazonal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com