TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Organizacional: Ambiente Empresarial

Tese: Contexto Organizacional: Ambiente Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Tese  •  6.541 Palavras (27 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 27

ETAPA 1

Contexto organizacional: o ambiente das empresas. Contexto organizacional: Planejamento estratégico.

“Preparar - se para o inevitável, prevenindo o indesejável e controlando o que for controlável” (Peter Drucker).

Se trocarmos a palavra “preparar-se” por “planejar-se”, creio que Drucker não se incomodaria, uma vez que, são sinônimas entre si e refletem o sentido de que, não se evita o inevitável, mas prepara-se para ele. Eis a resposta para o porquê de se planejar - é fazer com que a organização esteja sempre pronta para enfrentar novos desafios imprevisíveis, é estar pronta para novas conquistas desafiadoras como alcançar uma posição renomada perante a sociedade, é estar preparada para superar a concorrência, é se manter no mercado em meio a gigantes e superar as expectativas do seu cliente, enfim é preparar-se, planejar-se e prevenir-se.

Quando falamos de planejamento estamos falando do futuro da organização, do futuro rumo que ela pretende seguir. Um planejamento elaborado de forma adequada acarreta resultados extraordinários para um determinado departamento ou para a organização em sua totalidade.

Passo 1

Planejamento pode ser visto como a determinação da direção a ser seguido para se alcançar um resultado desejado ou como (b) a determinação consciente de cursos de ação, isto é, dos rumos. Ele engloba decisões, com base em objetivo, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa. Planejar é, portanto decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer, quando fazer e quem deve fazer.

Livro: Administração. Princípios e tendências.

Planejamento

Planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas sim ao futuro impacto das decisões que são tomadas hoje. O planejamento implica avaliar o futuro e preparar-se para ele ou mesmo criá-lo. Tudo aquilo que a organização deseja alcançar ou que o administrador julga importante realizar dependerá do estabelecimento de determinados objetivos e da formulação de planos que permitam alcançá-los. O planejamento é o ponto de partida para qualquer ação de parte da gerencia voltada para resultados.

Livro: Administração. Teorias e processos.

Planejamento

Planejamento lida com o futuro. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia. Assim, planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los com o mínimo de esforço e custo. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em qual sequência.

Livro: Administração. PLT

Passo 2

No artigo “Veja o futuro antes dos outros” do Profº Roberto Shinyashiki, ele destaca a questão da visão futura, de conseguir enxergar ou mesmo de criar o que os outros não conseguem, isto por terem uma visão limitada ao presente, onde ressalta que o verdadeiro administrador que deseja obter sucesso deve viver o presente consciente que suas atitudes e ações resultarão ao sucesso no futuro. Conclui-se então que a visão é arma indispensável ao administrador que mantém como foco o planejamento de sua organização. O Visionário não precisa nascer em berço de ouro para ter sucesso, apenas precisa ter visão. A visão faz com que o individuo esteja sempre alerta para aproveitar as oportunidades. Ele consegue enxergar o mundo além dos olhos físicos, sua capacidade de percepção e acima dos demais o que o faz ser minoria numa multidão de pessoas que se acomodam com o salário mínimo, aquele emprego que só a escraviza e não lhe dá oportunidades para crescer, além de tantas outras coisas que são como lixo na mente de um empreendedor. Ninguém consegue prender um visionário ou mesmo escravizá-lo porque pequenas conquistas não o acomodam, uma vez que, ele sabe que assim como o sucesso vem o fracasso também vem logo atrás, isto é claro, para os acomodados.

De maneira mais clara no artigo “O desafio do administrador” do Profº. Paulo Barreto dos Santos; o professor ressalta as aspirações, as idéias, os valores e as angustias dessa nova geração de empreendedores visionários. Com a visão se chega aonde se quer chegar, mas tem de se estar preparado para os novos desafios, e essa nova geração será mais preocupada com a organização unindo isso ao seu sucesso profissional e as suas conquistas, onde aspiram confiança e credibilidade aos seus funcionários, eles caminham para o rumo certo e as organizações também.

Em contrapartida, segundo Chiavenato, o planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas sim ao futuro impacto das decisões tomadas hoje. Os professores deixam de ressaltar a questão do planejamento, onde implica avaliar o futuro e preparar-se para ele ou mesmo criá-lo.

Para que estes visionários cheguem onde desejam é necessário que elaborem metas, rumos tracem seus futuros e percorra os caminhos para alcançá-los da melhor maneira possível. Os professores esquecem-se de ressaltar que sem o devido planejamento tais visionários jamais chegaram ou alcançaram o que desejam. Para que esses jovens no futuro venham superar suas expectativas hoje, precisam planejar desde já, necessitam de conhecimento armazenado para liderarem e dirigirem uma organização.

Passo 3

O que é planejamento (definição)?

Planejamento é um processo continuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro.

Quais os tipos de planejamento (tipologia)?

Falar de planejamento é falar de algo bastante abrangente, que deve envolver toda a organização. Devido a esta abrangência, o planejamento pode ser classificado em tipos distintos como:

Nível Estratégico

Em primeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.5 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com