TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Administração e Contexto Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Fundamentos da Administração e Contexto Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.401 Palavras (22 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 22

Universidade Anhanguera – Uniderp Centro de Educação a Distância Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Trabalho de Processos Gerenciais Reginaldo R. Nascimento Taguatinga/DF 2011

Fundamentos da Administração e Contexto Organizacional

1. Introdução:

É comum encontrarmos varias teorias a respeito de administração e seus fundamentos, mas a administração é uma especie por assim dizer, que está em constante mudança. Suas características estão sempre em movimento, mas não podemos deixar de reconhecer que cada fundamento defendido por seus idealizadores tem o seu espaço conforme o ambiente em que está inserido.

Para Chiavenato (2000), "A Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos."

A Administração é considerada por muitos uma arte, e por outros uma ciência, ou até mesmo um dom, mas na verdade ela é praticada o tempo todo em nosso cotidiano. Administração tem enfoques variados e muitas diferentes visões, apesar do tempo a Administração permanece sempre aprimorando e evoluindo para atingir com excelência seus objetivos.

O propósito deste trabalho é mostrar os vários conceitos a respeito das diferentes teorias apresentada neste relatório com enfoque nos fundamentos da administração e seu contexto organizacional.

2.Desenvolvimento:

ASSUNTO Definição 1 (PLT)

CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 4. ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2010 Definição 2

http://pt.wikipedia.org/wiki Definição 3 http://www.consultores.com.br/artigos.asp

Empresa Empresas: são organizações sociais onde ocorre a produção de bens, serviços e visam o lucro. Elas funcionam como sistema aberto Uma empresa é uma pessoa jurídica com o objetivo de exercer uma atividade particular, pública, ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de atender a alguma necessidade humana. É uma organização de pessoas com uma visão compartilhada de contribuição socialmente legítima, definida em termos de desempenho econômico com o objetivo de ter lucro.

Administrador O administrador e um condutor do negócio e um navegador em um mar de oportunidades e ameaças ambientais. Ele muito mais do que apenas um tomador de contas É o profissional que tem a função de planejar, organizar, dirigir e controlar (PODC) o uso dos recursos de uma empresa. Pessoa que toma decisões sobre os objetivos de recursos de uma empresa a fim de obter resultados.

Ambiente Empresarial É constituído de todo o complexo de condições e fatores externos que influenciam a empresa num contexto de variáveis tecnológicas, políticas, econômicas, legais, demográficas e ecológicas. São fatores que afetam as operações de uma empresa, como clientes, concorrentes e as partes interessadas, fornecedores, tendências, governos fatores sociais e econômicos e tecnológicos. É todo o fator externo ou todos os fatores que envolvam a empresa, tais como fatores tecnológicos, sociais, demográficos, políticos e econômicos entre outro que possa influenciar.

Estratégia Empresarial Constitui o conjunto de objetivos e de políticas capazes de guiar e orientar o comportamento global da empresa no longo prazo em relação ao ambiente externo. é o processo através do qual se prevê alcançar um determinado objetivo a longo prazo de uma empresa, e a adoção de medidas de ação e alocação de recursos estratégia empresarial é utilização de estratégias a alcançar de forma eficiente aqueles objetivos e escolher as táticas e operações que melhor implementem a estratégia adotada.

3. Considerações Finais:

Através das grandes mudanças econômicas, sociais, políticas e demográficas, começou-se a perceber o quão difícil se tornara planejar, controlar e organizar as empresas ante as diversas variáveis encontradas pelo caminho e ao mesmo tempo era necessário obter resultados para assegurar o retorno do capital investido.

Os fundamentos da administração já passou por muitas modificações e acredito que ainda passará por muitas outras. Com certeza planejamento, organização, direção e controle sempre farão parte dos fundamentos da administração, claro que com novas roupagens. Hoje já não se justifica mais ter uma administração baseada em tradições. A administração da atualidade tem em seu horizonte novas metas e novos caminhos de proatividade, humanidade, pois as empresas tem seu maior bem o se humano e a capacidade de ver os talentos dentro das empresas. A busca indiscutível pela excelência, tanto dentro das organizações, com políticas empresariais voltada para o social da empresa quanto fora dela com padrões éticos, respeito ao meio ambiente e a comunidade.

4. Implicações Éticas:

A ética deve permear a vida do administrador em tudo o que ele faz, uma vez que suas atitudes refletem diretamente na imagem da organização que ele dirige. O administrador deve ter em mente que as pessoas são diferentes, se comportam e trabalham da mesma forma. O tratamento deve ser ético assim como para Aristóteles(322 a.C ), a igualdade consiste em tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, assim também deve ser o administrador.

5.Referencias Bibliográficas: CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier,2011 – 2ª reimpressão.

FIDELIS, Gilson José. Gestão de Recursos Humanos: tradicional e estratégica. 1ª Ed. São Paulo: Érica, 2006. Pág. 29

HTTP://pt.wikipedia.org/wiki/administração, acessado em 28/09/2011.

http://www.socultura.com/index.phpoption=com_content&view=article&id=501:os-fundamentos-da-administracao-a-abordagem-classica&catid=48:guilherme-said&Itemid=13, acessado em 12/10/2011

http://www.consultores.com.br/artigos.asp, acessado em 12/10/2011

Processo Administrativo: Planejamento

1.Introdução: As transformações sociais, políticas e econômicas que vêm ocorrendo de forma acelerada requerem a formação de profissionais capacitados para conviver com a complexidade do mundo moderno.

Diante do exposto faz-se necessário que o aluno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com