TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMBIENTE EMPRESARIAL

Dissertações: AMBIENTE EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  1.394 Palavras (6 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 A Matemática a serviço da empresa 4

2.2 Fatores ambientais das empresas 4

2.3 Aspectos jurídicos do empresário 6

2.4 A participação da contabilidade nas empresas 7

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1-INTRODUÇÃO

O planejamento é um dos principais pontos de partida para o desenvolvimento das funções gerenciais, e a matemática é uma aliada das empresas junto com suas teorias. Os fatores ambientais e suas analises junto com a participação da contabilidade nas empresas, vem sendo um importante processo que procede a ação de tomada de decisão. Sendo assim a decisão de um empresário, que nada mais nada a menos que um profissional que exerce a atividade econômica organizada para a produção e circulação de bens ou serviços.

2-DESENVOLVIMENTO

2.1 A MATEMÁTICA A SERVIÇO DA EMPRESA

A matemática junto com suas teorias vem ajudando as empresas, capazes de similar situações ajudando nas tomadas de decisões. As vantagens desses modelos similares é que ajudam a manipular as difíceis situações reais permitindo o entendimento dos fatos de uma forma melhor descobrindo relações existentes entre vários aspectos do problema, permitindo tratar o problema em seu conjunto e com todas as variáveis, podendo ser aplicada por etapa, utilizando técnicas lógicas, conduzindo soluções quantitativas e permitindo o uso de computadores para processar grandes volumes de dados.

• Proporcionar a pessoa física à informação quanto ao seu interesse em saber se o patrimônio líquido esta tendo lucro ou prejuízo diante de seus bens;

• Proporcionar aos contadores a demonstração de lucro ou prejuízo acumulado em cada empresa, o saldo do inicio do período, os ajustes anteriores, o capital e o saldo final do período.

Bens é tudo aquilo que pertence a uma empresa que satisfaz uma necessidade móvel ou imóvel e tangível ou intangível é de valor monetário, pois, são úteis e é possível negociar, vender, trocar ou arrendar.

Outro fator muito importante na contabilidade é a “porcentagem” ela é utilizada constantemente no nosso dia a dia. A porcentagem é de grande utilidade no mundo financeiro é utilizado para capitalizar empréstimos e aplicações expressar índices de desconto, aumentos, taxas de juros entre tantos outros.

Define porcentagem como a centésima parte de uma grandeza ou o cálculo baseado em 100 unidades.

2.2 FATORES AMBIENTAIS DAS EMPRESAS

Análise ambiental é o mesmo que praticar mudanças no ambiente, que possa afetar uma organização e seu ambiente, podendo ser dividida em análise ambiental externa e interna.

Externa conceitua com os aspectos econômicos, sociais, tecnológicos e ambientais, obtendo uma característica dinâmica e de pouco controle direto com a empresa. Sendo o ambiente econômico composto de interconexões complexas entre as economias de diferentes países.

Interno conceitua os recursos internos dos aspectos físicos financeiros, humano e tecnológicos correspondendo as forças da estrutura organizacional.

Análise swot é uma ferramenta utilizada para examinar uma empresa e os fatores que afetam seu funcionamento como planejamento dos negócios. O termo swot vem do inglês representa as inicias das palavras.

Streghts (forças)

Weaknesses (fraqueza)

Opportenities (oportunidade)

Threats (ameaças).

Os fatores que afetam o funcionamento de uma empresa faz parte da análise ambiental interna sendo eles representado por:

Pontos fortes Pontos fracos

Ter um amplo conhecimento em marketing, funcionários especializados, um ponto de localização estratégico,qualidade do produto, serviço inovador. Produtos ou serviços semelhantes aos da concorrência, reputação duvidosa, baixa qualidade em produtos ou serviços, falta de conhecimento em marketing, ponto de localização não favorável.

Fatores que fazem parte da análise ambiental externa são representados por:

Oportunidade Ameaças

Mudanças pra novas áreas do mercado, vaga no mercado causada pela eficácia da competição. A entrada de um novo competidor, guerra de preço.

Os Fatores Ambientais da Empresa referem-se a fatores internos e externos relacionados com o ambiente da organização onde o projeto decorre as organizações desse fatores mais comuns são:

• Normas e Padrões da Indústria ou do Governo

Incluem as normas e padrões de qualidade com a legislação governamental nacional e regional aplicável a indústria ou setor que insere a organização que desenvolve o projeto.

• Sistemas de Informações para a Gestão de Projeto

Incluem as ferramentas de suporte aos projetos da comunicação suporte ao planejamento monitoramento e controle

• Estrutura e Cultura Organizacional

A forma como a organização se estrutura tem impacto na cultura da organização cotidiana.

• Infraestrutura Existente

Instalações e equipamentos a disposição de projeto

• Administração de Pessoal

Incluindo as normas para a contratação de pessoa, sistema de avaliação do desempenho do registro de funcionários capacitados.

2.3 ASPECTOS JURÍDICOS DO EMPRESÁRIO

Uma nova divisão passou a ser adotada em nosso sistema jurídico em relação ao aspecto econômico da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com