TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contributo da sociolinguística para o ensino do português

Resenha: Contributo da sociolinguística para o ensino do português. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Resenha  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 3

Objetiva-se com este estudo refletir sobre as contribuições da Sociolinguística para o ensino de Língua Portuguesa. Não se tem a intenção de apontar soluções ou apresentar fórmulas para as práticas pedagógicas em sala de aula, nem fazer julgamento de valor dos docentes, mas propiciar uma reflexão a qual centralize o ensino de linguagem, visto que esse ensino deve articular em si pontos significativos, tais como posicionamento político, envolvimento social e contextos históricos que devem ser considerados pelos docentes, para que as mudanças educacionais se efetivem e se estabeleçam. Esses elementos circulantes apresentam, em seu processo, a possibilidade de se ensinar a língua materna de forma mais dinâmica e produtiva.

A Sociolinguística, por meio de estudos empíricos sobre a heterogeneidade constitutiva das línguas, tem evidenciado os vários fenômenos da variação linguística que ocorrem no português brasileiro, assim como as implicações dessas variações no processo de ensino e aprendizagem da linguagem, sobretudo, no que se refere ao ensino da Língua Portuguesa. Em relação à contribuição da Sociolinguística para o ensino de língua materna, Carlos Emílio Faraco afirma:

[...] cabe ao ensino ampliar a mobilidade sociolinguística do falante (garantir-lhe um trânsito amplo e autônomo pela heterogeneidade linguística em que vive) e não se concentrar apenas no estudo de um objeto autônomo e despregado das práticas socioverbais (o estrutural em si.)

Sociolinguistica

A sociolinguística ou sociologia da linguagem é uma disciplina da linguística que estuda os aspetos resultantes da relação entre a língua e a sociedade, concentrando-se em especial na variabilidade social da língua. Qualquer estudo sociolinguístico deve partir de uma análise cuidadosa do mapa sociológico de uma comunidade, uma vez que quanto mais complexo for o seu tecido social, mais heterogéneo será o uso que essa comunidade faz da língua. As consequências da variação linguística afetam majoritariamente os planos fonético-fonológico e morfológico das línguas, ainda que outros planos possam ser afetados.

Fonte: Infopédia

É nessa vertente que será conduzido este estudo, isto é, a partir do pressuposto de que os estudos advindos da Sociolinguística podem contribuir para melhorar a qualidade do ensino da Língua Portuguesa, uma vez que essa corrente considera a realidade linguística dos usuários da língua, levando em conta, além dos fatores internos à língua, - referentes à fonologia, morfologia, sintaxe, semântica - também os de ordem externa à língua, isto é, aqueles referentes ao sexo, à faixa etária, origem geográfica, situação econômica, escolaridade, história, cultura, dentre outros.

Por muitas décadas, as escolas brasileiras submeteram o ensino de Língua Portuguesa à visão tradicionalista, marcada pelo ensino prescritivo da língua. Esse ensino está diretamente ligado às questões estruturais da língua - sejam de ordem morfológica, sintática, semântica ou fonológica, bem como às concepções de língua que vislumbram um produto pronto.

Do ponto de vista do ensino tradicional, saber português inclui, dentre outras habilidades, "ler corretamente" - sem tropeçar nas palavras, ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com