TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As dificuldades e perspectivas do ensino de português na área rural

Pesquisas Acadêmicas: As dificuldades e perspectivas do ensino de português na área rural. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.283 Palavras (14 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL

CURSO: LETRAS PERÍODO: IV

José Edson Ferreira Lima

AS DIFICULDADES E PERSPECTIVAS DO ENSINO DE PORTUGUÊS NA ÁREA RURAL

(PROJETO E RELATÓRIO DA PESQUISA)

Arapiraca - AL

2007

José Edson Ferreira Lima

AS DIFICULDADES E PERSPECTIVAS DO ENSINO DE PORTUGUÊS NA ÁREA RURAL

(PROJETO E RELATÓRIO DA PESQUISA)

Pesquisa solicitada pela disciplina de Sociologia da Educação II, sob orientação do professor Antônio Barbosa para fins avaliativos.

Arapiraca – AL

2007

SUMÁRIO

1. Projeto da Pesquisa………………………………………………………………….. 2

1.1. Resumo…………………………………………………………………………….. 2

1.2. Justificativa………………………………………………………………………… 3

1.3. Objetivo……………………………………………………………………………. 3

1.4. Hipótese……………………………………………………………………………. 4

1.5. Metodologia……………………………………………………………………….. 5

2. Relatório da Pesquisa………………………………………………………………... 5

2.1. As Dificuldades……………………………………………………………………. 6

2.2. As Perspectivas……………………………………………………………………..10

3. Conclusão……………………………………………………………………………. 11

Referências Bibliográficas………………………………………………………………12

Anexos…………………………………………………………………………………. 13

Entrevista com a professora………………………………………………………….. 13

Entrevista com os alunos da 5ª série…………………………………………………. 16

Entrevista com os alunos da 8ª série…………………………………………………. 18

AS DIFICULDADES E PERSPECTIVAS DO ENSINO DE PORTUGUÊS NA ÁREA RURAL

1. PROJETO DA PESQUISA

1.1. RESUMO

É fato notório que as escolas rurais vivem um estado caótico em seu ensino, especialmente o de Língua Portuguesa. Diante disso, essa pesquisa se propôs identificar e compreender, na medida do possível, as principais dificuldades e perspectivas no ensino de Português da 5ª (6° ano) e 8ª (9° ano) séries da zona rural. Dessa forma, o problema em que se assenta esse trabalho é: Quais as reais dificuldades e possibilidades do ensino da língua materna no nível fundamental da zona rural? De uma forma geral existem, a priori, diversos aspectos que geram esses problemas tais como a inadequação do currículo e do material à realidade rural, a falta de investimentos da administração pública, o desconhecimento das diretrizes especiais para a educação rural, a má remuneração dos professores, entre outros.

Outrossim, com essa pesquisa objetivamos identificar não somente as debilidades no ensino na já citada área, mas também, através dessa análise, propor soluções e apontamentos para a melhoria da qualidade de ensino da nossa língua no campo. Para subsidiar esse projeto tomamos como referencial teórico textos de Luiz Bezerra Neto (Sem Terra aprende e ensina), Djárcia Santana (a LDB e a educação do campo), os PCN e as Diretrizes Operacionais para a Educação no Campo. Como procedimento metodológico, além de utilizarmos os textos já citados, empreendemos uma pesquisa de campo envolvendo docentes e discentes, além da gravação e análise de algumas aulas na Escola Municipal Margarita Palmerina de Almeida, localizada no Povoado Pé-Leve em Limoeiro de Anadia. Desejamos avidamente que este trabalho contribua de alguma forma para a reflexão e ação em prol da educação no campo.

1.2. JUSTIFICATIVA

É notório que a educação no Brasil evoluiu em muitos aspectos, mas é inegável também que ela ainda padece com muitos problemas e que a zona rural é aquela que mais sofre com a desestruturação da escola pública. Tudo isso se torna ainda mais preocupante quando levamos em consideração o ensino de Língua Portuguesa, que atualmente vê-se num dilema entre as tendências tradicionais de ensino e as novas concepções sócio-políticas. Acresce-se a isso as dificuldades econômicas e sociais que estão intrinsecamente ligadas às regiões menos industrializadas do país.

Esse panorama de abandono e crise de identidade do ensino de Português das escolas rurais foi, sem dúvida alguma, o impulso maior para a elaboração deste trabalho que, como podemos ver, diz respeito não somente à área de Letras, mas à educacional de uma forma geral. Apesar disso, é importante salientar que são raros os trabalhos que se propõem a analisar e discutir os problemas da escola no campo, entre eles podemos citar os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com