TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projecto de poesia na escola ensino ensino Português

Tese: Projecto de poesia na escola ensino ensino Português. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Tese  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 2

Projeto Poesia na Escola no ensino aprendizagem de língua portuguesa

Problematização

A escola deve ser um lugar em que a convivência com a poesia aconteça de fato, permitindo o contato com diferentes autores e estilos, reavivando a capacidade de olhar e ver o que é a essência do poético através de atividades que permitam uma compreensão maior da linguagem poética e lhe dê condições para que ensaie seus próprios passos em poesia. O Projeto Poesia na Escola visa descobrir o que os alunos já sabem sobre poesia, ampliar seu repertório através de atividades de leituras, escrita, declamações, pesquisa, análise e interpretação, exposição de idéias e composições. Os princípios teóricos que norteiam este projeto estão pautados na teoria sócio interacionista da linguagem. Para Bakhtin, a linguagem é analisada a partir da interação entre os indivíduos dentro de uma prática social; a língua falada tem vida e se transforma constantemente pela própria pressão do uso cotidiano: ela não pode ser separada do fluxo da comunicação verbal. Os indivíduos não recebem pronta para ser usada; eles penetram na corrente da comunicação verbal; ou melhor, somente quando mergulhamos nessa corrente é que sua consciência desperta e começa a operar.(...) Os sujeitos não adquirem sua língua materna: é nela e por me o dela que ocorrer o primeiro despertar da consciência. (Bakhtin. 1992,)

Em relação à escrita me amparei nas considerações de Garcez (2001). Segundo ela, escrever é antes de tudo um exercício que só se aprimora com a prática constante atrelada indissociavelmente à prática de leitura. Leitura e releitura colaboram decisivamente para sensibilidade frente às melhorias cabíveis ao texto. Para Garcez, escrever é uma habilidade que pode ser desenvolvida e não um dom que poucas pessoas têm; é um ato que exige empenho e trabalho e não um fenômeno espontâneo. É pela leitura que assimilamos as estruturas próprias da

língua escrita. Para comunicarmos oralmente apoiamo-nos no contexto, temos a colaboração do ouvinte. Nesse contexto reafirmo que poesia será a opção de trabalho em sala de aula.

Objetivos

• Geral

Familiarizar o aluno com a linguagem poética, com a poesia para que ele sinta prazer em ler, ouvir e criar poemas.

• Específicos

- Despertar o prazer pela leitura de poemas.

- Despertar o interesse pela literatura, pela poesia.

- Recitar poesia explorando os recursos existentes.

- Reconhecer os poemas em suas diversas formas.

- Destacar autores consagrados que escreveram e escrevem para o público

Infanto-juvenil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com