TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tradicionalmente de economia agrícola, o Paraguai está mostrando alguns sinais de crescimento industrial a longo prazo 2

Artigo: Tradicionalmente de economia agrícola, o Paraguai está mostrando alguns sinais de crescimento industrial a longo prazo 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Artigo  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 2

Tradicionalmente de economia agrícola, o Paraguai está mostrando alguns sinais de crescimento industrial a longo prazo 2 .

Em 2010 o Paraguai experimentou a maior expansão econômica da região e a mais alta da América Latina, com uma perspectiva histórica de crescimento do PIB de 9% para o final do ano 3 4 5 6 . Só no primeiro semestre de 2010, o país teve um crescimento econômico de 14%7 . O 49,9% do crescimento do PIB corresponde à agricultura; o 9,7% à indústria (incluindo a construção e as utilidades públicas); o 34% corresponde a serviços e 6,1% às taxas8 .

Uma nova estimação da consultora internacional norte-americana PricewatherhouseCooper, indica um crescimento de 10,5% da economia paraguaia para 20109 10 11 .lto Paraná é uma subdivisão administrativa do Paraguai. Sua capital é Cidade do Leste. Com uma população estimada em 736.942 habitantes (DGEEC),1 tornando-se o segundo departamento mais populoso e é o sétimo maior departamento em área de territorial, com uma área de 14,895 km². Está localizado a leste da Região Leste. Sua fronteira norte do departamento de Canindeyú, a leste pela República Federativa do Brasil e da Argentina, a sul pelo departamento de Itapúa, no sudoeste do departamento de Caazapá e ao oeste pelo departamento de Caaguazú. Sua economia é baseada principalmente na agricultura e é o maior produtor de soja no país.

Além de Ciudad del Este, Hernandarias é uma das cidades mais povoadas do Departamento de Alto Paraná. Hernandarias foi fundada em 1896, através da lei número 23. No final do século XIX, a cidade tinha se transformado num porto renomado que era conhecido com o nome de Tacurú Pucú.

Através deste porto se enviava toras de madeira em jangadas utilizando-se o curso do rio Paraná até a cidade de Encarnación. E de Encarnacìón se trazia telas, equipamentos agrícolas, e principalmente charque, que servia de alimento para os trabalhadores da cidade.

Em Tacurú Pucú, onde hoje é Hernandarias, concentrava-se toda a atividade comercial da época. Cada mês chegava um barco que além de trazer notícias e alimentos de Encarnación, também trazia os trabalhadores recém contratados, a quem era hábito pagar por mês e ainda adiantado a fim de que os mesmos pudessem enviar o dinheiro a seus familiares, que geralmente eram deixados para trás em outros vales. Era comum muitos destes trabalhadores jamais retornarem a suas casas, ou por acidentes de trabalhos ou por mordida de serpentes, escorpiões, etc.

Além disso, historiadores comentam que, naquela época, pelo menos nesta parte do Paraguai valia a lei da selva, onde só sobreviviam os mais fortes e resistentes. Os trabalhadores da época viviam praticamente em estado de escravidão, eram obrigados a trabalhar inclusive em dia de chuva. É comprovado também que muitos trabalhadores não viam nunca a cor do dinheiro, uma vez que gastavam muito em comida, bebida e outras coisas, em valores que superava em muito o salário recebido, de tal forma que nunca podiam saldar sua dívida e, por conseguinte, não podiam abandonar o trabalho se não pagassem a conta pendente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com