TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crescimento econômico

Tese: Crescimento econômico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Tese  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 4

1. O que é crescimento econômico e como a taxa de crescimento econômico é medida?

O crescimento econômico é a expansão das possibilidades de produção da economia. Ele pode ser visto como um deslocamento para fora da fronteira de possibilidades de produção (FPP) .Mensuramos o crescimento econômico por meio do aumento do produto interno bruto. O PIB produto interno bruto real como ele é mensurado, mas, por enquanto, podemos pensar nele como o valor da produção total da economia mensurado em termos de preço de um único ano. O PIB real no Brasil é atualmente mensurado com base nos preços em reais descontando-se a inflação, determinando-se assim se a produção cresceu de um ano

para o outro.

O PIB real não é uma medida perfeita da produção total por não incluir tudo o que é produzido. Ele exclui as coisas que produzimos para nós mesmos em casa (ao cozinhar, lavar roupas, pintar a casa, cuidar do jardim etc.). Ele também exclui a produção que as pessoas ocultam para evitar impostos ou porque a atividade é ilegal – a economia informal. No entanto, apesar de suas deficiências, o PIB real é a melhor medida disponível da produção total. Se existem desemprego e capacidade ociosa, pode-se aumentar o produto nacional através de políticas econômicas que estimulem a atividade produtiva. Mas, feito isso, há um limite à quantidade que se pode produzir com os recursos disponíveis.

2. Quais são os principais custos do desemprego e o que o torna um problema sério?

O desemprego representa um sério problema econômico, social e pessoal por duas principais razões:

• Rendas e produção perdida

• Capital humano perdido

Rendas e produção perdida: A perda de um posto de trabalho leva a uma perda de renda e de produção.

Essas perdas são devastadoras para as pessoas que arcam com elas; além disso, fazem com que o desemprego seja uma perspectiva aterrorizante para todos. Os benefícios recebidos quando se está desempregado criam uma rede de segurança, mas não substitui totalmente os rendimentos perdidos.

Capital Humano perdido: Um período prolongado de desemprego prejudica permanentemente as perspectivas de trabalho de uma pessoa. Por exemplo, um gerente perde um emprego quando o seu empregador promove um corte de custos. Sem ter outra fonte de renda ele se torna motorista de taxi. Depois de um ano nesse trabalho, ele descobre que não tem mais como competir com aqueles que acabaram de obter um diploma de MBA e acaba sendo contratado como gerente, mas em uma empresa pequena e com um salário baixo. Ele perdeu parte de seu capital humano. Os custos do desemprego são divididos de modo desigual o que faz dele um grande problema político e econômico.

4. Sintetize os objetivos de Política Econômica.

Dependendo do enfoque a ser adotado, pode-se encontrar vários objetivos de política

econômica. Entretanto, para facilitar a discussão e até mesmo destacar apenas aqueles que são fundamentais para entender a realidade brasileira, pode-se selecionar quatro objetivos: crescimento da produção e do emprego, controle da inflação, equilíbrio nas contas externas e melhor distribuição da renda gerada no país.

5. Resuma os instrumentos de política econômica.

Política Fiscal

Refere-se a todos os instrumentos que o governo dispõe para a arrecadação de tributos (política tributária) e o controle de suas despesas (política de gastos). Além da questão do nível de tributação, a política tributária, por meio da manipulação da estrutura e alíquotas de impostos, é utilizada para estimular (ou inibir) os gastos de consumo do setor privado.

Se o objetivo da política econômica é reduzir a taxa de inflação, as medidas fiscais normalmente utilizadas são as diminuições de gastos públicos e/ou o aumento da carga tributária (o que inibe o consumo). Ou seja, visam diminuir os gastos da coletividade.

Política Monetária

Refere-se à atuação do governo sobre a quantidade de moeda e títulos públicos. Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com